Uma proposta de baixo custo para experimentos com raios catódicos

Autores/as

  • Defferson Rodrigues Martins das Neves Mestrando da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema
  • Bianca Alves Pereira Mestranda da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema
  • Sabrina Alves Pereira Mestranda da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema
  • Thaís Cyrino de Mello Forato Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema
  • André Amaral Gonçalves Bianco Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p256

Resumen

Este trabalho apresenta uma proposta de adaptação de um dos experimentos sobre a natureza dos raios catódicos realizado ao final do século XIX, especificamente, aquele apresentado em livros didáticos e de divulgação científica como “o experimento de Thomson” para o cálculo da relação carga/massa do elétron. Nossa proposta utiliza materiais com custos inferiores aos de kits de experimentos disponíveis no mercado internacional e apresenta uma descrição pormenorizada da sua construção e operação, concorrendo, em vários aspectos, como solução para alguns dos motivos relacionados à pouca utilização dos experimentos nas aulas de ciências: o custo elevado dos materiais e dos equipamentos, a falta de laboratórios e a falta de habilidade dos professores. A elaboração do aparato experimental é ainda acompanhada do desenvolvimento matemático necessário à sua utilização e da indicação dos vários fenômenos físicos que podem ser tratados paralelamente à sua implementação. Com a adaptação experimental, fomos capazes de medir e calcular o campo magnético a que os elétrons são submetidos no interior de um tubo de raios catódicos, a diferença de potencial entre catodo e anodo no tubo (tensão de aceleração dos elétrons), a deflexão magnética que os elétrons sofrem, e, com uma boa aproximação, a velocidade de translação dos elétrons e a relação carga/massa dessas partículas.

Biografía del autor/a

Defferson Rodrigues Martins das Neves, Mestrando da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Graduado em Tecnologia em Automação Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, pós-graduado na modalidade especialização em Tecnologia de Análise e Projeto de Sistemas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, atualmente cursando Licenciatura em Ciências com habilitação em Física e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, ambos na Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema.

Bianca Alves Pereira, Mestranda da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Atualmente cursando mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Graduada em Ciências – Matemática, pela UNIFESP (2015). Desenvolve pesquisas na área de ensino de Ciências e Matemática.

Sabrina Alves Pereira, Mestranda da Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Atualmente cursando mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Graduada em Ciências – Matemática, pela UNIFESP (2015). Desenvolve pesquisas na área de ensino de Ciências e Matemática.

Thaís Cyrino de Mello Forato, Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Bacharel e Licenciada em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado no Instituto de Biociências da USP, junto ao Programa de pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências (USP). Professora do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, Diadema, no curso de Graduação em Ciências – Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática. Coordenadora do Grupo HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA (CNPQ) na UNIFESP. Atualmente é orientadora de pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA), da UNIFESP, e desenvolve pesquisas e projetos de extensão envolvendo interfaces entre a História das Ciências, a Educação Científica, a formação de professores e a divulgação científica. Editora Adjunta de Prometeica - Revista de Filosofia y Ciencia (parceria Brasil-Argentina).

André Amaral Gonçalves Bianco, Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema

Bacharel e licenciado em Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), doutor em ciências (modalidade: ensino de bioquímica) pelo Departamento de Bioquímica do IQ-USP. Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no curso de graduação em Ciências – Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática. Coordenador do grupo Núcleo de Fotografia Científica (CNPQ) na UNIFESP. Atualmente é orientador de pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA) da UNIFESP e desenvolve pesquisas e projetos de extensão universitária em Ensino de Ciências, com ênfase no Ensino de Bioquímica. Editor da Revista de Ensino de Bioquímica.

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Publicado

2019-05-13

Cómo citar

Neves, D. R. M. das, Pereira, B. A., Pereira, S. A., Forato, T. C. de M., & Bianco, A. A. G. (2019). Uma proposta de baixo custo para experimentos com raios catódicos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 36(1), 256–286. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2019v36n1p256

Número

Sección

Atividades experimentais no ensino de Física

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