Experiências emocionais de estudantes de graduação como motivação para se tornarem professores de Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p25Resumo
Há, recentemente, na Educação Científica um crescimento da consciência coletiva sobre a influência dos aspectos afetivos na atividade intelectual dos indivíduos, em particular, na aprendizagem e na tomada de decisões. Neste trabalho, investigamos a influência da dimensão afetiva na decisão de seguir a carreira de professor de Física em acadêmicos da Universidade do Estado de Santa Catarina e da Universidade de São Paulo. A pesquisa foi orientada pelas seguintes questões: (1) Qual a influência da dimensão afetiva na decisão de seguir a carreira de professor de Física? (2) Quais são as principais experiências emocionais que motivam a escolha da carreira de professor de Física?(3) Quais eventos originam essas experiências emocionais? Foram investigados, por intermédio de um questionário, 68 licenciandos em Física. Nossos resultados evidenciaram que as experiências emocionais positivas e do interesse dos acadêmicos pesquisados formaram parte importante de suas motivações para se tornarem professores de Física. Utilizamos o modelo atribuição-expectativa de Silvia (2006) para explicar como tais experiências momentâneas contribuíram para formação de interesses duradouros nos sujeitos pesquisados.
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