A formação e a prática interdisciplinar no Brasil: uma entrevista com Djalma Thurler
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2024.e102694Palavras-chave:
Pesquisa Interdisciplinar, Interdisciplinar, EntrevistaResumo
No dia 3 de abril de 2024, o Professor Djalma Thürler - Coordenador da Câmera 2 da Área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pesquisa e Ensino Superior (CAPES) e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - esteve na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a realização da Aula Magna do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), intitulado "Pensando a ciência interdisciplinar: notas para uma reprogramação descolonizatória" e outras atividades institucionais.
Nesse ínterim, um coletivo de discentes do PPGICH/UFSC se reuniu para elaborar algumas questões acerca da especificidade da formação interdisciplinar em seus aspectos práticos, metodológicos e políticos. Nesse sentido, a entrevista que ocorreu no dia 4 de abril, quinta-feira, na UFSC, objetivou trazer para cena as nuances da prática da pesquisa interdisciplinar e os anseios vividos pelos discentes e egressos do programa a respeito da disputa por espaço e reconhecimento no contato com outros campos disciplinares.
Referências
THÜRLER, D. And tell sad stories of the death of queens: o camp e a metáfora da vida como teatro. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 23, n. 44, p. 177-191, set.- dez., 2021. doi: https://doi.org/10.1590/2596- 304x20212344dt
HADDOCK-LOBO, Rafael. Para um pensamento úmido – A Filosofia a partir de Jacques Derrida. Tese de Doutorado Apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC-Rio. 2007. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=87720. Acesso em 31 ago. 2024.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caroline Bresolin Maia Cadore, Bárbara de Carvalho Ortega, Clara Urzedo Rocha Motta, Ana Terra de Leon, Djalma Thürler
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).