Perspectivas da complexa relação entre saúde e ambiente

Autores

  • Kelly Daiane Savariz Bôlla Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC
  • Geraldo Milioli Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC
  • Jeverson Rogério Costa Reichow Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2013v10n2p310

Resumo

Saúde e ambiente, ambos muito debatidos atualmente, foram por muito tempo olhados de modo reducionista através das “lentes” do paradigma cartesiano-newtoniano, que deixou de lado a complexidade de cada um e a inter-relação existente entre os dois. Os objetivos deste artigo são investigar os impactos à saúde humana oriundos da degradação socioambiental e correlacionar saúde e ambiente baseando-se na visão transdisciplinar holística. A pesquisa enquadra-se como teórica e bibliográfica, utilizando o método quali-quantitativo, de abordagem exploratória. Sob a perspectiva do paradigma transdisciplinar holístico, saúde e ambiente são concebidos em sua multidimensionalidade, complexidade e inter-relação. A saúde, nessa abordagem, é a harmonia entre as dimensões física, psicológica, emocional, espiritual, sendo que a condição de estar saudável está intrinsecamente ligada às esferas socioeconômica e ambiental, nas quais o ser está inserido.

 

Biografia do Autor

Kelly Daiane Savariz Bôlla, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Psicóloga, graduada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC. Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA - UNESC). Designer em Sustentabilidade pelo programa internacional Gaia Education, endossado pelo Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas - UNITAR/ONU.

Geraldo Milioli, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Sociólogo, Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC) e Post-Doctor no Departament of Environmentand Resouce Studies (ERS), Faculty Environmental Studies (FES), University of Waterloo (UW), Canadá, onde também esteve como Visiting Professor. Atualmente é Professor/Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), como também docente em cursos de graduação da UNESC. Coordenador do Laboratório de Sociedade, Desenvolvimento e Meio Ambiente (LABSDMA/UNESC)

 

Jeverson Rogério Costa Reichow, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, SC

Psicólogo, Mestre em Educação (UFRGS), Professor do Curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Downloads

Publicado

10.12.2013

Edição

Seção

Artigos