Perspectivas da complexa relação entre saúde e ambiente
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2013v10n2p310Resumo
Saúde e ambiente, ambos muito debatidos atualmente, foram por muito tempo olhados de modo reducionista através das “lentes” do paradigma cartesiano-newtoniano, que deixou de lado a complexidade de cada um e a inter-relação existente entre os dois. Os objetivos deste artigo são investigar os impactos à saúde humana oriundos da degradação socioambiental e correlacionar saúde e ambiente baseando-se na visão transdisciplinar holística. A pesquisa enquadra-se como teórica e bibliográfica, utilizando o método quali-quantitativo, de abordagem exploratória. Sob a perspectiva do paradigma transdisciplinar holístico, saúde e ambiente são concebidos em sua multidimensionalidade, complexidade e inter-relação. A saúde, nessa abordagem, é a harmonia entre as dimensões física, psicológica, emocional, espiritual, sendo que a condição de estar saudável está intrinsecamente ligada às esferas socioeconômica e ambiental, nas quais o ser está inserido.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Kelly Daiane Savariz Bôlla, Geraldo Milioli, Jeverson Rogério Costa Reichow

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).