Identidade, pertencimento e engajamento político nas mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2017v14n3p14Resumo
Adotando uma perspectiva interdisciplinar, este artigo analisa as mudanças introduzidas pelas mídias sociais na sociedade partindo de conceitos como identidade, território e políticas públicas e sua transposição para o mundo virtual, aqui considerado objeto multidisciplinar. As mídias sociais como território de pertencimento, onde é possível a governos estabelecerem mecanismos de controle de políticas públicas mais democráticas e participativas devido à interação virtual, são premissas defendidas neste artigo, que ao final mostra como governo e comunidade hoje têm a possibilidade de dialogar e construir ações, projetos e programas a partir do engajamento e do ativismo político praticado nas redes sociais. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica que permitiu a discussão de conceitos oriundos de distintas áreas de conhecimento, estabelecendo uma relação entre identidade, território e mídias sociais.
Referências
ANGELIS, C.T.
BARBOSA, J.B.G; SILVA, F.D.L.L.
BARTH, F.
BAUMAN, Z.
CARDOSO DE OLIVEIRA, R.
CASTELLS, M.
HAESBAERT, R.
HALL, S.
HARVEY, D.
KABENGELE, D.C.
MARZULO, E.P.
MOREIRA, R.
PIOVESAN, F.
PRIMO, A.
SANTOS, M.
SCHERER-WARREN, I.
SILVA, T.T.
SOUZA, C.
WOODWARD, K.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).