Identidade, pertencimento e engajamento político nas mídias sociais

Autores

  • Pedro Simonard Centro Universitário Tiradentes, Maceió, AL
  • Anny Rochelly Vieira Santos Instituto Federal de Alagoas, Maceió, AL

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2017v14n3p14

Palavras-chave:

Identidade, Território, Mídias Sociais, Políticas Públicas

Resumo

Adotando uma perspectiva interdisciplinar, este artigo analisa as mudanças introduzidas pelas mídias sociais na sociedade partindo de conceitos como identidade, território e políticas públicas e sua transposição para o mundo virtual, aqui considerado objeto multidisciplinar. As mídias sociais como território de pertencimento, onde é possível a governos estabelecerem mecanismos de controle de políticas públicas mais democráticas e participativas devido à interação virtual, são premissas defendidas neste artigo, que ao final mostra como governo e comunidade hoje têm a possibilidade de dialogar e construir ações, projetos e programas a partir do engajamento e do ativismo político praticado nas redes sociais. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica que permitiu a discussão de conceitos oriundos de distintas áreas de conhecimento, estabelecendo uma relação entre identidade, território e mídias sociais.

Biografia do Autor

Pedro Simonard, Centro Universitário Tiradentes, Maceió, AL

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Antropólogo e documentarista. Pesquisador do Instituto de Tecnologia e Pesquisa. Professor do Programa de Pós-graduação Sociedade, Tecnologias e Politicas Públicas, Maceió, AL

 

 

Anny Rochelly Vieira Santos, Instituto Federal de Alagoas, Maceió, AL

Mestranda no Programa de Pós-graduação Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas. Assessora de Comunicação do Instituto Federal de Alagoas, Maceió, AL

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Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana na Modernidade