Articulações entre cuidado de si e Ecosofia: problematizando a formação de professores

Autores

  • Isabel Gomes Ayres Instituto Federal de Educação https://orcid.org/0000-0002-2676-3618
  • Roselaine Machado Albernaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Pelotas, RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2018v15n1p17

Resumo

Neste artigo percorremos obras de Michel Foucault e de Félix Guattari através das quais tentaremos articular os conceitos filosóficos “cuidado de si” (Foucault) e “ecosofia” (Guattari) para, posteriormente, discutirmos como estes conceitos podem favorecer a criação de um pensamento sobre a formação de professores e sugerir uma formação a qual chamamos de ecosófica. Entre os anos de 1981 e 1982, Foucault falava sobre a urgência da reconstrução de uma ética de “si” como um possível enfrentamento contra relações de poder dissimétricas. Mais tarde, em 1989, Guattari, também referenciava esta urgência frente a uma crise multifacetada que deteriorava simultaneamente o ambiente físico, as relações sociais e as subjetividades em todo o planeta. Estas críticas foram formuladas por Foucault e por Guattari há aproximadamente três décadas, acreditamos que seus escritos podem contribuir para problematizarmos os modos de vida atuais.

Biografia do Autor

Isabel Gomes Ayres, Instituto Federal de Educação

Mestranda em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas, RS, Brasil

Roselaine Machado Albernaz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Pelotas, RS

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, Pelotas, RS, Brasil

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Publicado

02.02.2018

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade