Gênero e Educação: o feminino santificado no Cariri cearense
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n2p37Resumo
Trata das representações sobre o feminino santificado no Cariri cearense, observando que esse feminino atua como elemento de amoldamento dos sujeitos, na medida em que é também amoldado por meio de um fenômeno educativo lato sensu. Aborda a escrita em estilo hagiográfico sobre Luzia Coelho, de Barbalha – CE (1923 – 1952), enquanto elemento de propagação de modelos para o feminino, considerando o recuo temporal. Considera que a observação da história de vida das santas em período anterior à atualidade é importante para compreendermos como esses contextos históricos interferem nos valores constituídos no Brasil para a idealização da Santidade e dos papéis femininos. Ressalta, como síntese, a vinculação do discurso relacionado ao código moral católico-cristão, os aspectos também relativos à manutenção da família nuclear e os elementos educacionais que propagam funções para o feminino e constroem a santidade.
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