Gênero e Educação: o feminino santificado no Cariri cearense

Autores

  • Polliana de Luna Nunes Barreto Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, CE https://orcid.org/0000-0003-3936-6002
  • Patrícia Helena Carvalho Holanda Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, CE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n2p37

Resumo

Trata das representações sobre o feminino santificado no Cariri cearense, observando que esse feminino atua como elemento de amoldamento dos sujeitos, na medida em que é também amoldado por meio de um fenômeno educativo lato sensu. Aborda a escrita em estilo hagiográfico sobre Luzia Coelho, de Barbalha – CE (1923 – 1952), enquanto elemento de propagação de modelos para o feminino, considerando o recuo temporal. Considera que a observação da história de vida das santas em período anterior à atualidade é importante para compreendermos como esses contextos históricos interferem nos valores constituídos no Brasil para a idealização da Santidade e dos papéis femininos. Ressalta, como síntese, a vinculação do discurso relacionado ao código moral católico-cristão, os aspectos também relativos à manutenção da família nuclear e os elementos educacionais que propagam funções para o feminino e constroem a santidade.

Biografia do Autor

Polliana de Luna Nunes Barreto, Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, CE

Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Federal do Cariri no Instituto Interdisciplinar de Sociedade Cultura e Artes. Desenvolve pesquisas em Educação, História e Memória, Gênero e Políticas Públicas.

Patrícia Helena Carvalho Holanda, Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, CE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorado pela Univerdidade de Brasília. Professora de Psicologia da Educação do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

Referências

ALBUQUERQUE, Irene. Noções de Educação Doméstica. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Getúlio Costa, s/d.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1960a.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: a experiência vivida. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1960b.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina: a condição feminina e a violência simbólica. Rio de Janeiro: Edições Best Bolso, 2014.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Vol. 1. Petrópolis: Vozes, 1994.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. São Paulo: Difel, 1990.

DUARTE. Teresinha Maria. Santa Isabel Rainha De Portugal: Modelo De Santidade Feminina e Leiga. OPSIS - Revista do NIESC, Vol. 6, 2006.

ELLSBERG, Robert. Bendita entre as mulheres: santas, profetisas e testemunhas do nosso tempo. São Paulo: Novo Conceito Editora, 2008.

FEITOSA, Pe. Neri. Luzi: Mártir do Ceará. Barbalha –Ce. S/D.

FLECK, Eliane. TAVARES, Mauro. Morta de amor por Deus: a vida exemplar de Dona Thomázia, uma mulher letrada e devota que morreu em Lisboa no ano do terremoto (1755). Estudos Históricos Rio de Janeiro, v. 28, n. 55, p. 27-50, janeiro/junho. 2015.

FORTI, Maria do Carmo Pagan. Maria do Juazeiro: a Beata do Milagre. São Paulo: Annablume, 1999.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Ed. Loyola, 2014.

FRAGOSO. Frei Hugo. Nordeste Do Segundo Império - O Apaziguamento Do Povo Rebelado Mediante As Missões Populares. Revista de C. Sociais, Fortaleza, v. 16117 Nº. 1/2, 1986.

GREENE, Gayle; KAHN, Coppélia (Ed.). Feminist cholarship and the social construction of woman. In: —. Making a difference: feminist literary criticism. London: Rortledge, 1994. p. 1-36.

HUBERT, H.; & MAUSS, M. Ensaio sobre a natureza e a função do sacrifício. In: MAUSS, M. Ensaios de Sociologia. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1999.

MARTINS. William de Souza. Mártires, freiras, beatas penitentes e matronas caridosas: modelos de santidade feminina na América Portuguesa (século XVIII). In: Caderno SocioAmbiental, Ano I, Número 1, Niterói, 2013. p. 13-28.

MEZAN, Leila. Honradas e devotas; Mulheres da colônia: estudos sobre a condição feminina através dos conventos e recolhimentos do Sudeste. São Paulo, 1992. Tese (Doutoramento) - Universidade de São Paulo.

MORAIS, Álvaro Dellano Rios. O povo fez sua santa: canonização espontânea nas narrativas dos devotos de Mártir Francisca. 2008. 125 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.

NERI, Regina. Crise do Masculino-paradigma do sujeito universal metafísico. In: A psicanálise e o feminino: um horizonte de modernidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

NOBRE, Edianne S. Incêndios da alma: a beata Maria de Araújo e a experiência mística no Brasil do Oitocentos. 2014. 293 f. Tese (Doutorado) – UFRJ/ Instituto de História/ Programa de Pós-Graduação em História Social, Rio de Janeiro, 2014.

OLIVEIRA, 2013

SAFFIOTI, Heleneith. Gênero, patriarcado e violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

SILVA, Andréia Cristina Lopes Frazão da (Org.). Hagiografia & História: reflexões sobre a Igreja e o fenômeno da santidade na Idade Média Central. Rio de Janeiro: HP Comunicação, 2008.

SUAREZ, Fernanda Chiozzini.; Martins Suarez.; SOUSA, Júnia Marise Matos. Homem Razão E Mulher Emoção: Uma Análise Da Relação Dicotômica Entre Homens E Mulheres Na Visão Dos Assentados (As). Revista Ambivalências v.4, n.7, p. 288-308. Jan./Jun. 2016

Downloads

Publicado

06.06.2019

Edição

Seção

Artigos - Estudos de Gênero