Desemprego, juventude e crise estrutural do capital: o precariado na cena contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n3p18

Resumo

Discutir acerca do conceito precariado não é modismo. Trata-se de um debate sobre o entendimento da geopolítica do capital em tempos de crise e de conflito potencial. Com base em autores como István Mészáros (2009), Giovani Alves (2007, 2012, 2013), Mandel (1990) entre outros. Destaca-se que o objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre a expansão do ensino superior, crise estrutural do capital e suas implicações na visibilidade do precariado. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, a partir de análise documental e resultados de pesquisa empírica, com vistas a indicar a premência em se discutir acerca do precariado e sua relação com a expansão da educação superior no Brasil num contexto de crise estrutural do capital e neoliberalismo. Os resultados, apontam como tendência que o processo expansionista da educação superior no atual momento histórico mais do que se constituir em uma possibilidade de emancipação humana, encontra-se sob a regência do capital e se transmuta em uma mercadoria barata, de fácil consumo e de pouco conteúdo e isso se espraia dessa forma em todos os níveis do sistema de ensino brasileiro cuja visibilidade reside no precariado.

Biografia do Autor

Hellen Bastos Gomes, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Assistente Social do Programa Observatório dos Direitos da Criança e Adolescente. Professora de Serviço Social Universidade Nilton Lins, Manaus, AM, Brasil

Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Márcia Irene Pereira Andrade, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, Professora do Curso de Serviço Social na mesma Universidade. Coordenadora do Programa de Extensão: Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente em Manaus, AM, Brasil

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Publicado

25.09.2019

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade