Unemployment, youth and structural crisis of capital: the precarious on the contemporary scene

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n3p18

Abstract

Discussing the precarious concept is not a fad. It is a debate about understanding the geopolitics of capital in times of crisis and potential conflict; we say that based on authors such as István Mészáros (2009), Giovani Alves (2007, 2012, 2013), Mandel (1990), Standing (2015), and others. It should be pointed out that the purpose of this article is to reflect on the relationship between the expansion of higher education, the structural crisis of capital and its implications on the visibility of the precarious. The methodology used is qualitative, based on documentary analysis and results of empirical research, aiming to indicate the urgency to discuss the precariousness and its relation with the expansion of higher education in Brazil in a context of structural crisis of capital and neoliberalism. The results show that the expansionist process of higher education in the present historical moment, rather than being a possibility of human emancipation, is under the rule of capital and transformed into cheap, easy-to-use and cheap merchandise content and this is spreading this way in all levels of the Brazilian education system whose visibility lies in the precarious.

Author Biographies

Hellen Bastos Gomes, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Assistente Social do Programa Observatório dos Direitos da Criança e Adolescente. Professora de Serviço Social Universidade Nilton Lins, Manaus, AM, Brasil

Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Márcia Irene Pereira Andrade, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, Professora do Curso de Serviço Social na mesma Universidade. Coordenadora do Programa de Extensão: Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente em Manaus, AM, Brasil

References

ALVES, G. Dimensões da precarização do trabalho: ensaios de sociologia do trabalho. Bauru: Canal 6, 2013.

ALVES, G.Toyotismo Como Ideologia Orgânica da Produção Capitalista. RET Rede de Estudos do Trabalho, UNICAMP, Ano I, nº 1, Campinas, 2007.

ALVES, G. A revolta do precariado no Brasil. [S. l.: s. n.], 2012 a. Disponível em:

https://blogdaboitempo.com.br/2013/06/24/a-revolta-do-precariado-nbrasil/ Acesso em: 05 jul.2019.

ANDRADE, M. I.P. ENTRE SOMBRAS E LUZENTES: o trabalho docente em tempos de intensa mercantilização do Ensino Superior. FACED/PPGE. UFAM. Mimeo, Manaus/Am, 2017. Tese de doutorado.

ANDERSON, P. Balanço do Neoliberalismo. In: SADER, Emir. (org.) Pós-neoliberalismo - As políticas Sociais e o Estado Democrático. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1995. p. 17-29.

BEHNING, E. R. & BOSCHETTI, I. Política social: fundamentos e história. 9. ed. -São Paulo: Cortez, 2008. (Biblioteca Básica do Serviço Social; v.2) BRASIL.

MEC/INEP. Censo da Educação Superior. INEP, 2012.

MEC/INEP. Censo da Educação Superior. INEP, 2010.

MEC/SEMESP. Mapa do Ensino Superior no Brasil. SEMESP, 2015.

CIRANI, C. B. S; CAMPANARIO, M. A H.; SILVA, H. M. A evolução do ensino da pós-graduação senso estrito no Brasil: análise exploratória e proposições para pesquisa. Campinas: Sorocaba, 2015.

DIEESE - DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. Juventude e Trabalho: Inserção Produtiva dos jovens no mercado de trabalho de Manaus nos anos 2000. Termo de Contrato nº. 005/2011 - SEMTRAD e DIEESE. Observatório do Trabalho, 2012.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo 2010: síntese do desemprego. Rio de Janeiro, 2010a. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo.html?alvo=taxa&busca=1&id=3&pagina=1&paginar=1&view=noticias Acesso em: 01 nov. 2018.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA J. F.; TOSCHI M. S.; Educação escolar: políticas estrutura e organização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção Docência em Formação.

LIMA, Kátia. Contra-reforma (sic) da educação nas universidades federais: o REUNI na UFF. 2009. Disponível em: https://cassmariaclenilda.files.wordpress.com/2013/04/20090917_contra-reforma.pdf Acesso em: 20 nov. 2018.

LÊNIN, V. I. Imperialismo, fase superior do capitalismo. Tradução: Sílvio Donizete Chagas. 2º Ed. São Paulo: Centauros, 2003.

MARTINS, A. C. DE O. As causas do desemprego dos jovens no Brasil são semelhantes às observadas no mundo? 2007. Trabalho elaborado de acordo com as exigências do XI Prêmio de Ensaios Econoteen. Disponível em: http://www.econoteen.fea.usp.br/sites/default/files/ensaios/anderson.pdf Acesso em 07 fev. 2017

MÉSZÁROS, I. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

MANDEL, Ernest. A Crise do Capital: Os Fatos e sua Interpretação Marxista. São Paulo: Ensaio, 1990.

NASCIMENTO, L. A.; GUERRA, E. C. ; TRINDADE, H. Formação profissional e ensino superior em Tempos de crise do capital e de precarização do Trabalho: dilemas e reflexões em torno da Conformação do precariado no Brasil. Anais X Seminário do Trabalho - Trabalho, Crise e Políticas Sociais na América Latina - 23, 24 e 25 de maio de 2016 – UNESP/Marília.

NETTO, J. P; BRAZ, M. Economia política: uma introdução crítica. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

NUNES, M. B. de A. Juventude e trabalho: uma análise da implementação do Programa Projovem Trabalhador no município de Manaus. 2015. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.

Human Development Report 2014. Relatório da Organização do Trabalho - Tendências Globais. (2014). Disponível em: http://www.br.undp.org/content/dam/brazil/docs/RelatoriosDesenvolvimento/undp-br-HDR16%20Report.pdf. Acesso em: 24 nov. 2018.

SGUISSARD, V. Modelo de expansão da educação superior no Brasil: predomínio privado/mercantil e desafios para a regulação e a formação universitária. Campinas: Educação e Sociedade, 2006.

OLIVEIRA, S. S. B. As Mutações no Processo Produtivo da Indústria Eletroeletrônica e a Qualificação dos Trabalhadores. 26 Reunião Anual da ANPED, 2003, Poços de Caldas. Novo Governo/Novas Políticas. Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, S. S. B. de. A “periferia” do capital: na cadeia produtiva de eletrodomésticos. EDUA/UFAM, 2012.

PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS - PNAD. Taxa média de desemprego no Brasil (2016). Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/19756-pnad-continua-taxa-de-desocupacao-e-de-11-8-no-trimestre-encerrado-em-dezembro-e-a-media-de-2017-fecha-em-12-7 Acesso em: 07 fev 2019.

PORTO, Claúdio; RÉGNIER, Karla. O Ensino Superior no Mundo e no Brasil – Condicionantes Tendências e Cenários para o Horizonte 2003-2025: uma abordagem exploratória. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/ensinosuperiormundobrasiltendenciascenarios2003-2025.pdf Acesso em: 02 Dez. 2018.

TANJI, T. O que você precisa saber sobre a pós-graduação no Brasil. (2017). Disponível: https://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2017/08/o-que-voce- precisa-saber-sobre-pos-graduacao-no-brasil.html Acessado em: 10 de jan. de 2019.

WANDERLEY, L. E. W. (2004, 2ª Ed.) A questão social no contexto da globalização: o caso latino-americano e o caribenho. Em L. Bogus, M. C. Yazbek & M. Belfiore-Wanderley (Orgs.), Desigualdade e a questão social. São Paulo: Educ., 2004

Published

2019-09-25

Issue

Section

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade