Inter e/ou transdisciplinaridade como condição ao estudo de questões socioambientais

Autores

  • Marcelo Gustavo Aguilar Calegare Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus, AM
  • Nelson da Silva Júnior Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2012v9n2p216

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a necessidade de adotarmos abordagens inter e/ou transdisciplinares para o estudo das questões socioambientais contemporâneas. Por meio das proposições de Fazenda (2007, 2008), Japiassu (2006) e Morin (2008), discute-se a respeito dos seguintes tópicos: a) a fragmentação disciplinar na consolidação da ciência moderna e a necessidade contemporânea de religação do saber; b) a apresentação de algumas abordagens possíveis da interdisciplinaridade; c) a compreensão da transdisciplinaridade como uma nova maneira de fazer ciência. Sustenta-se a necessidade de adotarmos novos referenciais científicos e, por outro lado, apontarmos alguns desafios para estudarmos questões socioambientais segundo a inter e/ou transdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Marcelo Gustavo Aguilar Calegare, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus, AM

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado (2005) e doutorado (2010) em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Bolsista do programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) da FAPEAM / CNPq no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), para pesquisas com comunidades ribeirinhas de Unidade de Conservação. Membro dos grupos de pesquisa CNPq: 1) Educação Ambiental com Comunidades Urbanas na Amazônia; 2) Manejo Florestal. Já atuou no Terceiro Setor, consultoria de recursos humanos e em projeto na Amazônia ligados aos povos e comunidades tradicionais não-indígenas. Tem experiência na área de Psicologia e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas psicológicas em instituição e comunidades; terceiro setor; intervenções psicossociais e ambientais; desenvolvimento de projetos para sustentabilidade socioambiental com povos e comunidades tradicionais.

Nelson da Silva Júnior, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1985); Mestrado em Processus Et Dysfonctionnements - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1992); Doutorado em Psychopatologie Fondamentale Et Psychanalyse - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1996) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2006); Pós-Doutorado - Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot (1997); Pós-Doutorado - Universidade Federal de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: negatividade, metapsicologia, subjetividade, psicanálise e metodologia.

Downloads

Publicado

11.12.2012

Edição

Seção

Artigos