Inter e/ou transdisciplinaridade como condição ao estudo de questões socioambientais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2012v9n2p216Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a necessidade de adotarmos abordagens inter e/ou transdisciplinares para o estudo das questões socioambientais contemporâneas. Por meio das proposições de Fazenda (2007, 2008), Japiassu (2006) e Morin (2008), discute-se a respeito dos seguintes tópicos: a) a fragmentação disciplinar na consolidação da ciência moderna e a necessidade contemporânea de religação do saber; b) a apresentação de algumas abordagens possíveis da interdisciplinaridade; c) a compreensão da transdisciplinaridade como uma nova maneira de fazer ciência. Sustenta-se a necessidade de adotarmos novos referenciais científicos e, por outro lado, apontarmos alguns desafios para estudarmos questões socioambientais segundo a inter e/ou transdisciplinaridade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Marcelo Gustavo Aguilar Calegare, Nelson da Silva Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).