Incentives to Fair trade certification: the case of orange production in the state of Paraná, Brazil

Autores

  • Sandra Mara Schiavi Bánkuti Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR
  • Ferenc Istvan Bánkuti Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR
  • Melise Dantas Machado Bouroullec L'Ecole d'Ingénieurs de Purpan, Toulouse

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2013v10n2p214

Resumo

Neste artigo, a adesão aos princípios do Comércio Justo é entendida como uma alternativa promissora para os pequenos produtores rurais. Mais especificamente, a intenção é compreender o processo de certificação Fair trade para a produção de laranjas na região norte do Paraná. Os resultados da pesquisa realizada indicam que a principal motivação para o engajamento dos produtores no Comércio Justo está relacionada à expectativa de usufruto de benefícios sociais decorrentes do ingresso no sistema. Isto, na medida em que o prêmio concedido estimula a melhoria das condições gerais de vida dos produtores e dos trabalhadores envolvidos. Ao mesmo tempo, contribui para assegurar a permanência dos filhos dos agricultores no meio rural, limitando assim o êxodo rural. A pesquisa mostrou ainda que os aspectos econômicos e ambientais são vistos como importantes, mas não centrais. O acesso regular a mercados foi mencionado pelos produtores como um resultado econômico importante deste processo de certificação – ao lado do reforço de práticas melhor ajustadas às normas ambientais vigentes e também da valorização de “boas práticas ambientais” nas propriedades. Por outro lado, a pesquisa revelou que as dificuldades mais importantes estão relacionadas a adequações sociais, especialmente no que diz respeito à existência de barreiras culturais e à gestão das condições de trabalho dos agricultores. O monitoramento burocrático do processo de certificação não foi visto como um problema, pelo fato de estar permitindo melhores condições de gestão dos processos produtivos. Os autores concluem que este processo tem gerado resultados econômicos, sociais e ambientais positivos na região.

 

 

Biografia do Autor

Sandra Mara Schiavi Bánkuti, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Graduação em Ciências Econômicas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) , Especialização , Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2007) , com estagio de doutorado (sanduiche) no ENITIAA, em Nantes / França. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Organização Industrial, Economia dos Custos de Transação e analise de sistemas agroindustriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Nova Economia Institucional, estruturas de mercado e estratégias empresariais, competitividade de sistemas agroindustriais, agricultura familiar e estrategia setorial. Professora do departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá (DAD/ UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA / UEM).

Ferenc Istvan Bánkuti, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR

Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. Professor do Departamento de Ciência Animal da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil.

Melise Dantas Machado Bouroullec, L'Ecole d'Ingénieurs de Purpan, Toulouse

Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. Professora de marketing de cadeias agroalimentares da Ecole d’Ingénieurs de Purpan, Department of Economics, Management and Marketing, Toulouse, França.

Publicado

09.12.2013

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento territorial, sistemas agroalimentares localizados e ecologia