Dinâmicas territoriais e sociedade: uma experiência de pós-graduação interdisciplinar na Amazônia

Autores

  • Hildete Pereira dos Anjos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Fernando Michelotti Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2015v12n1p209

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência inicial de um programa de pós-graduação na região norte do Brasil. Para tanto, apresenta as bases conceituais do programa, uma leitura do contexto regional e uma primeira reflexão sobre as temáticas abordadas pela primeira turma de mestrandos. A proposta do programa é estudar, num enfoque interdisciplinar, as dinâmicas territoriais que conformam a região. Nessa experiência inicial, percebe-se uma forte presença de ingressantes cuja formação inicial se deu na região norte, oriundos das Humanidades e cuja atuação é predominante no ensino e nos movimentos sociais. As temáticas tratadas enfocam as dinâmicas socioeconômicas em relação com o poder local, as políticas públicas, os grandes projetos, os movimentos de resistência e os saberes e discursos produzidos nessas relações.

Biografia do Autor

Hildete Pereira dos Anjos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia. Líder do Grupo de Pesquisa Dinãmicas socioeducacionais, Políticas Públicas e Diversidade (CNPq)

Fernando Michelotti, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestre em Planejamento do Desenvolvimento - ênfase em Economia do Desenvolvimento - pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará. Professor adjunto II da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA (Campus de Marabá - PA).

Downloads

Publicado

13.07.2015

Edição

Seção

Artigos