Dinâmicas territoriais e sociedade: uma experiência de pós-graduação interdisciplinar na Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2015v12n1p209Resumo
Este artigo apresenta uma experiência inicial de um programa de pós-graduação na região norte do Brasil. Para tanto, apresenta as bases conceituais do programa, uma leitura do contexto regional e uma primeira reflexão sobre as temáticas abordadas pela primeira turma de mestrandos. A proposta do programa é estudar, num enfoque interdisciplinar, as dinâmicas territoriais que conformam a região. Nessa experiência inicial, percebe-se uma forte presença de ingressantes cuja formação inicial se deu na região norte, oriundos das Humanidades e cuja atuação é predominante no ensino e nos movimentos sociais. As temáticas tratadas enfocam as dinâmicas socioeconômicas em relação com o poder local, as políticas públicas, os grandes projetos, os movimentos de resistência e os saberes e discursos produzidos nessas relações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Hildete Pereira dos Anjos, Fernando Michelotti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).