Características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino e aprendizagem

Maria do Carmo de Lima Bezerra, Mona Lisa Choas

Resumo


O artigo discute a relevância do espaço arquitetônico como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Utiliza metodologia analítica fundamentada na pesquisa bibliográfica para conhecer a visão das áreas da arquitetura e da pedagogia sobre o tema, e identificar atributos espaciais relevantes para facilitar a educação. A pesquisa demonstrou que existem recorrências apontando os campos disciplinares do conforto ambiental, ergonomia e psicologia ambiental, os quais foram objeto dessa investigação conceitual quanto aos impactos positivos e negativos de cada atributo, dos referidos campos disciplinares, sobre os espaços escolares. Como resultado é apresentado um Quadro de Referência de atributos, suas possibilidades de espacialização e a relevância para o ensino e aprendizagem a ser utilizado como apoio à formulação de programas de necessidades arquitetônicas, ou seja: na primeira etapa do processo de elaboração de um projeto de arquitetura.


Palavras-chave


Geogestão; Espaço Arquitetônico; Espaço de Aprendizagem; Universidade de Brasília

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DOI: https://doi.org/10.5007/1807-1384.2016v13n2p58

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