Características do espaço arquitetônico facilitadoras do ensino e aprendizagem

Autores

  • Maria do Carmo de Lima Bezerra Universidade de Brasília, Brasília, DF
  • Mona Lisa Choas Universidade de Brasília, Brasília, DF

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2016v13n2p58

Resumo

O artigo discute a relevância do espaço arquitetônico como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Utiliza metodologia analítica fundamentada na pesquisa bibliográfica para conhecer a visão das áreas da arquitetura e da pedagogia sobre o tema, e identificar atributos espaciais relevantes para facilitar a educação. A pesquisa demonstrou que existem recorrências apontando os campos disciplinares do conforto ambiental, ergonomia e psicologia ambiental, os quais foram objeto dessa investigação conceitual quanto aos impactos positivos e negativos de cada atributo, dos referidos campos disciplinares, sobre os espaços escolares. Como resultado é apresentado um Quadro de Referência de atributos, suas possibilidades de espacialização e a relevância para o ensino e aprendizagem a ser utilizado como apoio à formulação de programas de necessidades arquitetônicas, ou seja: na primeira etapa do processo de elaboração de um projeto de arquitetura.

Biografia do Autor

Maria do Carmo de Lima Bezerra, Universidade de Brasília, Brasília, DF

Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado no AAP, Cornell Univiersity, USA. Professora da Universidade de Brasília atuando no Programa de mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo, membro do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal, DF, Brasil

Mona Lisa Choas, Universidade de Brasília, Brasília, DF

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, Arquiteta pela mesma universidade. Distrito Federal, DF, Brasil

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Publicado

15.06.2016

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade