Infância, consumo e educação: conexões e diálogos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2016v13n1p21Resumo
O crescente processo de industrialização e comercialização tem enredado a lógica consumista em diversos grupos da sociedade incluindo-se até mesmo as crianças, uma vez que a descoberta de seu potencial consumidor despertou interesses comerciais em diversos segmentos. Partindo deste contexto, este artigo apoiado em um estudo teórico com análises bibliográficas e documentais pretende estabelecer conexões entre a tríade: infância, consumo e educação, buscando refletir e dialogar sobre esta relação na atual sociedade contemporânea. No primeiro momento pretenderemos conhecer a evolução do conceito de infância ao longo do tempo, seu contexto histórico cultural, bem como compreender esta concepção na atualidade. Em seguida serão apresentadas considerações sobre os dilemas da infância contemporânea e observações sobre a influência da cultura de consumo, por fim buscaremos na Educação caminhos e possibilidades para compreensão e análise reflexiva da lógica consumista. As perspectivas trazidas neste estudo sugerem que pensar e repensar a infância dentro da cultura de consumo deve tornar-se eixo de temas no processo educativo escolar, pois a educação pode proporcionar mediações no sentido de fomentar um olhar analítico e reflexivo frente à lógica consumista, estimulando assim, mudanças significativas no comportamento das crianças enquanto consumidoras.
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