Ensino da bioética na área das ciências da saúde no Brasil: estudo de revisão sistemática

Autores

  • Antônio Macena Figueiredo UnB
  • Volnei Garrafa UnB
  • Jorge Alberto Cordón Portillo UnB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2008v5n2p47

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/1807-1384.2008v5n2p47

Este trabalho busca conhecer as produções científicas acerca do ensino da bioética na área das Ciências da Saúde no Brasil. Estudo exploratório, descritivo utilizou a técnica de revisão sistemática para coleta dos dados. Levantamento realizado em periódicos científicos nas seguintes bases de dados: LILACS; SciELO; BDENF; BBO; banco de teses da CAPES e da BDTD/IBICT. Identificaram-se 18 artigos e 12 trabalhos de pós-graduação stricto sensu. Os artigos foram classificados em artigos originais, de revisão e de reflexão. As dissertações e teses foram incluídas nas categorias estudos com ou sem evidências empíricas. Concluiu-se que, após duas décadas de ensino e pesquisa, ainda são poucos os trabalhos relacionados ao ensino da bioética no campo da saúde. Palavras-chave: Bioética; Ensino; Educação Superior; Ciências da Saúde; Brasil.

Biografia do Autor

Antônio Macena Figueiredo, UnB

Doutorando – Programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências da Saúde(FS) da Universidade de Brasília (UnB); Mestre em Educação (área de concentração ensino da ética/Bioética); Especialista em Ética Aplicada e Bioética (Fiocruz); Professor de Ética Profissional da Universidade Federal Fluminense – UFF Membro da Sociedade Brasileira de Bioética (Brasília-DF). Endereço para contato: SGAN, Q. 912, Mod. C, apt. 07, Cep. 70.740-120. Brasília-DF.E-mail: macenaso @unb.br; macenaso@ yahoo.com.br

Volnei Garrafa, UnB

Doutor em Ciências pela UNESP; Pós-Doutorado em Bioética pela Universidade La Sapienza /Roma Itália, UROMA; Professor Titular do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde - UnB; Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (mestrado e doutorado); Coordenador da Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília; Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Bioética e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília (UnB).

Jorge Alberto Cordón Portillo, UnB

Doutor em Ciências da Saúde. Mestrado em Salud Pública pela Universidad de Antioquia. Professor adjunto da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

22.01.2009

Edição

Seção

Artigos