Ensino da bioética na área das ciências da saúde no Brasil: estudo de revisão sistemática
Resumo
Este trabalho busca conhecer as produções científicas acerca do ensino da bioética na área das Ciências da Saúde no Brasil. Estudo exploratório, descritivo utilizou a técnica de revisão sistemática para coleta dos dados. Levantamento realizado em periódicos científicos nas seguintes bases de dados: LILACS; SciELO; BDENF; BBO; banco de teses da CAPES e da BDTD/IBICT. Identificaram-se 18 artigos e 12 trabalhos de pós-graduação stricto sensu. Os artigos foram classificados em artigos originais, de revisão e de reflexão. As dissertações e teses foram incluídas nas categorias estudos com ou sem evidências empíricas. Concluiu-se que, após duas décadas de ensino e pesquisa, ainda são poucos os trabalhos relacionados ao ensino da bioética no campo da saúde. Palavras-chave: Bioética; Ensino; Educação Superior; Ciências da Saúde; Brasil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Antônio Macena Figueiredo, Volnei Garrafa, Jorge Alberto Cordón Portillo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).