Importância do 'upcycling' no desenvolvimento da moda: estudo de caso da marca Recollection Lab
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2018v15n2p143Resumo
O curto ciclo de vida de um produto da moda tem se mostrado como um grande problema ambiental. Da matéria-prima até o descarte, diversos impactos ambientais são gerados e, como alternativa de minimização, surgem marcas com o conceito de upcycling. Aquilo que teria como destino o lixo, transforma-se em produto com novo apelo e posicionamento no mercado. Este artigo tem como objetivo investigar como a marca Recollection Lab., de Criciúma, Santa Catarina, Brasil reutiliza peças que teriam como fim o descarte, servindo como matéria-prima para o surgimento de um novo nicho no segmento da moda: o upcycling, dando uma nova vida ao produto.
Referências
Aktas, R.; Kayalidere, K.; Kargin, M. Corporate sustainability reporting and analysis of sustainability reports in Turkey. International Journal of Economics and Finance, v. 5, n. 3, p. 113-125, 2013.
Anicet, Anne. Colagens têxteis: em busca de um design sustentável. Tese de Doutorado em Design, Universidade de Aveiro. Aveiro, 2012.
Aus, R. Trash to Trend - Using Upcycling in Fashion Design . Tallinn: Estonian Acadamy of Arts, 2011.
Barthes, R. Sistema da moda. São Paulo: Ed. Nacional; Ed. da Universidade de São Paulo, 1979.
Berlim, Lilyan. "Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária." São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.
Bianchi, C.; Birtwistle, G. Sell, give away, or donate: an exploratory study of fashion clothing disposal behaviour in two countries. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, v. 20, n.3, p. 353-368, 2010.
Baumann, H.; Boons, F.; Bragd, A. Mapping the green product development field: engineering, policy and business perspectives. Journal of Cleaner Production, Amsterda, v.10, n.5, p.409-425, Oct. 2002.
Braungart, Michael; Mcdonough, Willian. Cradle to cradle. Remaking the way we make things. London: Vintage Books, 2002.
Corneo, G.; Jeanne, O. A theory of fashion based on segmented communication. Discussion Paper n. A-462, Department of Economics, University of Bonn, Bonn, 1994.
Elkington, J. Enter the triple bottom line. In: HENRIQUES, A.; RICHARDSON, J. (Ed.). The triple bottom line: does it all add up. London: EarthScan, 2004.
EPA – ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY. Reuse, reduce & recycle. Disponível em: http://www.epa.gov/osw/ acessado em Fevereiro/2017.
Fletcher, K.; Groose, L.“Moda e sustentabilidade: design para mudança”, Tradução Janaína Marcoantonio, São Paulo: Editora SENAC, 2011.
Fuad-Luke, Alastair. EcoDesign: The Sourcebook. São Francisco, CA: Chronicle Books, 2010.
Galleli, B., Sutter, M. B., MacLennan, M. L. F., Polo, E. F., & Correa, H. L. Sustentabilidade na moda brasileira: oportunidades e desafios no mercado internacional. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 9, n. 3, p. 45-62, 2016.
Krucken, Lia. Design e Território–Valorização de identidades e produtos locais. Studio Nobel, 2009.
Ljungberg, L.Y. Materials selection and design for development of sustainable products. Materials and Desig. v.28, p.466–479, 2007.
Malaguti, C. Requisitos Ambientais para o desenvolvimento de produtos. São Paulo: CSPD – Centro São Paulo Design, 2005
Moreira, R. N., Marinho, L. F. D. L., Barbosa, F. L. S. O Modelo de Produção Sustentável Upcycling: o Caso da Empresa TerraCycle. EGEMA, 2017.
Nilipour, A.; Nilipour, A. Survey of the association between financial performance and corporate sustainability performance (Case Study: Cement Companies Accepted at Tehran Stock Exchange). Interdisciplinary Journal of Contemporary Research In Business, v. 3, n. 9, p. 10841092, 201
Oliveira, J. A. C.; Sposto, R. M; Blumenschein, R. N. Ferramenta para avaliação da sustentabilidade ambiental na fase de execução de edifícios no Distrito Federal. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 7, n. 2, p. 11-21, 2012.
Recycling, upcycling e downcycling. Disponível em http://embalagemsustentavel.com.br/2011/02/17/recycling-downcyclingupcycling/ acessado em Fevereiro/2017.
Rozenfeld, H.; Forcellini, F.A.; Amaral, D.C.; Toledo, J.A.; Silva, S.L.; Alliprandini, D.H.; Scalice, R.K. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.
Saffi, Beatriz. Brasília escala humana: upcycling com tecido descartado para a marca Pau-Brasília. 2015. 129 f., il. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Savitz, A. W.; Weber, K. A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
Shoup, K. Rubbish! Reuse your Refuse. New Jersey: Wiley Publishing, 2008
Viegas, P. B.; Bianchi, R. C.; Medeiros, F. S. B. Práticas sustentáveis ambientais utilizadas no setor de pós-vendas em concessionárias de veículos leves: um estudo de multicasos. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, Ano 10, nº 1, jan-mar/2015, p. 101-117.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).