Discursos e trajetórias de estudantes brasileiros afrodescendentes no ensino superior

Autores

  • Gilberto Ferreira da Silva
  • Rejane Penna

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Fontes orais, Metodologia, Afro-descendentes, Formação de professores, Universidade, Oral sources, Methodology, African-descendants, Teacher instruction, University, Fuentes orales, Metodología, Afro-descendientes, Formación de profesores, Universidad

Resumo

Constata-se na última década um crescimento nos estudos associando o debate das relações raciais a questões específicas, tais como as relações de poder, identidade, cultura etc... Esse quadro, ainda que amplo, de pesquisas e análises, não se repete no campo específico das relações pedagógicas no processo formador de professores. Alguns trabalhos recentes têm focalizado suas preocupações neste último aspecto, destacando histórias e trajetórias desses profissionais já formados. Entretanto, duas questões carecem de estudos: a primeira é que os estudantes afro-descendentes, em processo de formação, não constituem preocupação nesse universo; a segunda é que a metodologia de análise das entrevistas orais é incipiente. Buscando contribuir para o preenchimento de uma lacuna metodológica e, ao mesmo tempo, trabalhando com a problemática acima exposta, construiu-se um modelo teórico para a interpretação das entrevistas. Objetivou-se não apenas descrever, mas desvelar o sentido do texto, numa análise que implicou em entender como o fenômeno se inseriu no contexto do qual fez parte.

Biografia do Autor

Gilberto Ferreira da Silva

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Leciona no Curso de Pedagogia do Centro Universitário La Salle.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Rejane Penna

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Leciona no Curso de História do Centro Universitário La Salle e é Historiógrafa do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-04-25

Edição

Seção

Artigos