Discursos e trajetórias de estudantes brasileiros afrodescendentes no ensino superior
Resumo
Constata-se na última década um crescimento nos estudos associando o debate das relações raciais a questões específicas, tais como as relações de poder, identidade, cultura etc... Esse quadro, ainda que amplo, de pesquisas e análises, não se repete no campo específico das relações pedagógicas no processo formador de professores. Alguns trabalhos recentes têm focalizado suas preocupações neste último aspecto, destacando histórias e trajetórias desses profissionais já formados. Entretanto, duas questões carecem de estudos: a primeira é que os estudantes afro-descendentes, em processo de formação, não constituem preocupação nesse universo; a segunda é que a metodologia de análise das entrevistas orais é incipiente. Buscando contribuir para o preenchimento de uma lacuna metodológica e, ao mesmo tempo, trabalhando com a problemática acima exposta, construiu-se um modelo teórico para a interpretação das entrevistas. Objetivou-se não apenas descrever, mas desvelar o sentido do texto, numa análise que implicou em entender como o fenômeno se inseriu no contexto do qual fez parte.Downloads
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Copyright (c) 2006 Gilberto Ferreira da Silva, Rejane Penna
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