Discursos e trajetórias de estudantes brasileiros afrodescendentes no ensino superior
Resumo
Constata-se na última década um crescimento nos estudos associando o debate das relações raciais a questões específicas, tais como as relações de poder, identidade, cultura etc... Esse quadro, ainda que amplo, de pesquisas e análises, não se repete no campo específico das relações pedagógicas no processo formador de professores. Alguns trabalhos recentes têm focalizado suas preocupações neste último aspecto, destacando histórias e trajetórias desses profissionais já formados. Entretanto, duas questões carecem de estudos: a primeira é que os estudantes afro-descendentes, em processo de formação, não constituem preocupação nesse universo; a segunda é que a metodologia de análise das entrevistas orais é incipiente. Buscando contribuir para o preenchimento de uma lacuna metodológica e, ao mesmo tempo, trabalhando com a problemática acima exposta, construiu-se um modelo teórico para a interpretação das entrevistas. Objetivou-se não apenas descrever, mas desvelar o sentido do texto, numa análise que implicou em entender como o fenômeno se inseriu no contexto do qual fez parte.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Gilberto Ferreira da Silva, Rejane Penna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).