Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
-
Os autores reconhecem que na sua obra não há plágios, fabricação de pesquisa, nem falsificação ou manipulação de dados.
- A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. No caso do manuscrito ser oriundo de evento científico, os autores tem a obrigação de informar o evento (nome e link do site) onde foi apresentada a comunicação no processo de submissão do artigo no campo “comentários ao editor” do sistema. Se o artigo já foi avaliado (e rejeitado) em outra revista, o autor reconhece ter seguido os pareceres recebidos e as sugestões de melhora.
- Os arquivos para submissão estão em formato Doc e Docx. O texto está no template da revista e segue todas as indicações do mesmo.
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo, do texto e da opção propriedades no Word (ou no software utilizado), garantindo desta forma o critério de sigilo da revista conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
- O template "Notas da obra" está devidamente preenchido com a assinatura digitalizada de todos os autores do manuscrito.
- Todos os coautores concordam que esta é a versão final do documento assim como na sua submissão para avaliação e possível publicação nesta revista.
- O texto não ultrapassa o limite de 4 (quatro) membros (autor e co-autores).
Artigos
Os artigos publicados são originais, uma contribuição de caráter acadêmico e/ou técnico-científico destinada a divulgar resultados de pesquisa de científica, de natureza empírica, experimental ou conceitual.
Ensaios
Os ensaios publicados são inéditos oriundos de uma reflexão circunstanciada, que visa aprofundar a discussão ou apresentar uma nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante.
Traduções
As traduções publicadas são oriundas de livros já publicados ou textos de interesse da comunidade acadêmica na área das ciências humanas, sempre devidamente autorizada(s) pelo(s) autor(es).
Entrevista
As entrevistas são publicadas com o objetivo de divulgar temas e/ou conteúdos de interesse da área das ciências humanas.
Resenhas
As resenhas são uma análise crítica sobre livro publicado nos últimos dois anos.
Dossiê: Sustentabilidade em disputa: mulheres e futuros possíveis no Sul Global. Organizadoras: Dra. Caroline Soares de Almeida, Ms. Sonia Gau
Nos últimos anos, a sustentabilidade consolidou-se como um dos grandes campos de disputa contemporânea, atravessada por tensões políticas, sociais e epistemológicas. Este dossiê propõe abordar essas disputas a partir de uma perspectiva situada no Sul Global, destacando o protagonismo das mulheres em práticas, lutas e formas de produção de conhecimento. Ao articular gênero, resíduos e futuros possíveis, buscamos reunir pesquisas que revelem, por a complexidade das relações entre materialidades, desigualdades e política.
Ao privilegiar esses olhares situados, este dossiê busca reunir estudos sobre desigualdades socioambientais e resistências a políticas neoliberais pelo direito de existir. Nesse escopo, chamamos atenção para o entrelaçamento entre gênero e resíduos, um campo marcado pelo protagonismo de mulheres, pela emergência de epistemologias feministas — muitas delas forjadas em periferias urbanas e zonas rurais — e pela sobreposição de marcadores de gênero, raça, etnia e classe social.
Convidamos, assim, pessoas da comunidade científica de diferentes áreas das Ciências Humanas a contribuírem com reflexões que aprofundem os entrelaçamentos entre resíduos, gênero e política. Como provocação, lançamos a questão: em que medida práticas locais e micropolíticas, muitas vezes invisibilizadas, podem apontar caminhos para enfrentar os grandes desafios ambientais e abrir horizontes alternativos de sustentabilidade no Sul Global?
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados no site da revista INTERthesis serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação e não serão disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. A revista não cobra dos autores e autoras para publicar e os artigos são de acesso livre e gratuito.