Gênero e escola: categorias que se entrelaçam nas histórias de vida
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2016v13n1p114Resumo
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa a partir da qual as questões de gênero emergiram como elementos condicionantes da trajetória de escolarização, trazendo a temática acerca das origens da desigualdade entre os sexos na sociedade de classes e de que forma este panorama revela a condição de desvalorização da mulher no funcionamento dessa sociedade, ainda hoje. Essa reflexão surgiu a partir de pesquisa realizada em 2013 com um grupo de mulheres que retornavam à escola para fazer um curso profissionalizante após alguns anos de afastamento dos estudos. Nessa pesquisa, foram ouvidas e analisadas as histórias de vida dessas mulheres com o objetivo de identificar a sua percepção acerca de seu retorno para escola e suas expectativas quanto à mesma, além de compreender os diversos aspectos que influenciaram, ao longo da vida, sua formação. Nesse estudo, identificam-se as dificuldades que elas encontram no desempenho de sua vida profissional, além de situar as mulheres no mercado de trabalho, observando não apenas a sua condição feminina, mas esta condição atrelada às nuances de etnia, raça, geração e classe social. A maternidade aparece de forma contundente nas histórias relatadas, constituindo-se numa categoria de pesquisa e reforçando a necessidade de aprofundamento dos estudos de gênero. O papel da mulher foi construído com base em uma sociedade patriarcal e, embora atualmente se fale em igualdade, esta ainda não é a realidade na maioria das relações de gênero aqui apresentadas.
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