The feminine multiple images in Brazilian popular culture
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2016v13n1p134Abstract
Located on the edges of the great metropolis São Paulo, the city of Mogi das Cruzes (SP) performs a spectacular “Festa do Dívino Espírito” celebration. This present article focuses on the tensions and liminalities that emerge on celebratory days. Two female images are placed in perspective towards the "magic mirror": Nhá Zefa and Our Lady of Aparecida. In addition, the article explores some apparently hidden elements that arise as a transforming force during celebration days.
References
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no renascimento: o contexto de Français Rabelais. São Paulo: Annablume/Hucitec, 2002.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas 1: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Plantar, colher, comer: um estudo sobre o campesinato goiano. Rio de Janeiro: Graal, 1981.
DA MATTA, Roberto. Apresentação. In: (Org.) ______. Edmund Leach. São Paulo: Ática, 1983.
DAWSEY, John C. De que riem os “bóias-frias”? Walter Benjamin e o Teatro Épico de Brecht em carrocerias de caminhões. Tese (Livre-Docência) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
______. “Nossa Senhora Aparecida e a Mulher Lobisomem: Benjamin, Brecht e o teatro dramático na antropologia”. Ilha: revista de antropologia. v. 2, n. 1, p. 85-103, dez. 2000.
FERNANDES, Rubem César. “Aparecida: Nossa Rainha, Senhora e Mãe, Saravá!” Ciência Hoje. v. 4, n. 21, p. 24-31, nov./dez. 1985.
FONSECA, Claudia. “Ser mulher, mãe e pobre”. In: Del PRIORE, Mary (Org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997.
GINZBURG, Carlo. Os andarilhos do bem: feitiçarias e cultos agrários nos séculos XVI e XVII. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
______. História noturna: decifrando o sabá. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
LEACH, Edmund. “O nascimento Virgem”. In: DA MATTA, Roberto. Edmund Leach. São Paulo: Ática, 1983.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido. São Paulo: Brasiliense, 1991.
MOURA, Margarida Maria. “A morte de um rei do Rosário”. In: MARTINS, José de Souza. A morte e os mortos na sociedade brasileira. São Paulo: Editora Hucitec, 1983.
PELIKAN, Jaroslav. Maria através dos séculos: seu papel na história da cultura. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Coleção Buriti, 1965.
TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis: Vozes, 1974a.
______. Dramas, Fields and Metaphors: Symbolic Action in Human Society. Ithaca and London: Cornell University Press, 1974b.
______. The Anthropology of Performance. New York: PAJ Publications, 1987.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).