Geomorfologia, paisagem e arte: um percurso em construção
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2012v9n1p181Resumo
O artigo apresenta algumas concepções pertinentes às ciências naturais, de modo especial na geomorfologia, as quais são usadas para representar a paisagem no campo das artes. Para isso, parte-se das origens de alguns princípios norteadores da geomorfologia, tais como catastrofismo e uniformitarismo que tentam explicar a paisagem, o relevo, segundo a corrente de pensamento vigente em cada época, até trabalhos mais recentes de geomorfologia aplicados aos estudos ambientais, tais como os estudos sobre os geomorfosites. O conceito de espaço natural, evolutivo da geomorfologia, e a ideia de espaço construído dos paisagistas, especialmente a de Burle Marx, conduzem ao universo da Land Art, ou arte e paisagem. A metodologia se baseia principalmente em material bibliográfico e trabalhos realizados pelo autor e na aplicação de técnicas mistas sobre suporte fixo (tela) em forma de obras artísticas. Finalizando a análise, evidencia-se que os conceitos aplicados nos estudos acadêmicos sobre a relação homem e ambiente ou homem e paisagem natural podem ser aplicados nas artes. Por fim, são apresentadas obras realizadas pelo autor em que o conceito de espaço aparece em uma relação de escala (desproporção) e tempo, evidenciando a efemeridade do homem perante os processos naturais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Jairo Valdati

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).