Gênese, démarche e desenvolvimento da abordagem normativa em epistemologia

Autores

  • Valdirlen do Nascimento Loyolla Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2019v16n2p111

Resumo

O presente artigo tem como escopo principal mostrar a trajetória da abordagem normativa e suas diferentes variações temáticas diante dos mais diferentes ataques que esta tem sofrido ao longo da história da filosofia. Assim, busca-se tratar o itinerário filosófico-epistemológico acerca da abordagem normativa ou prescritiva do conhecimento desde as suas bases. A metodologia utilizada se estriba no método dialético, destacando no seio da própria abordagem normativa as diferentes concepções de normatividade e suas contraposições teóricas. A trilha metodológica utilizada centrou atenção na revisão bibliográfica de Platão, Descartes, Kant, Russell, Quine e Laudan, percorrendo as análises críticas concernentes aos aspectos epistemológicos normativos ao longo da história do conhecimento, fundamentalmente do conhecimento científico.

Biografia do Autor

Valdirlen do Nascimento Loyolla, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG

Doutor em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros, MG, Brasil

Referências

BOGHOSSIAN, P. (2006). Fear of knowledge: against relativism and construtivismo. Oxford University Press, 2006.

KANT, I. (1781). Crítica da razão pura. Trad. Manuela Pinto dos Santos. Lisboa: Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

LAUDAN, L. (1996). Beyond positivism and relativism. Theory, method and evidence. Oxford: Westview Press, 1996.

PLATÂO. Teetetos – sobre o conhecimento, gênero comprobatório. Trad. de Carlos Alberto Nunes. Belém: Editora da Universidade Federal do Pará, 2001.

Downloads

Publicado

06.06.2019

Edição

Seção

Artigos - Condição Humana e Saúde na Modernidade