O voto feminino em debate: narrativas sobre as mulheres no Canal Brasil Escola – YouTube
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2025.e107183Palavras-chave:
canal Brasil Escola, videoaula, Youtube, voto femininoResumo
Neste artigo, temos como objetivo analisar as narrativas produzidas sobre as mulheres e gênero na videoaula Voto feminino no Brasil, do Canal Youtube Brasil Escola. Nessa videoaula, a apresentadora analisa a historicidade e a constituição dos direitos das mulheres ao voto, fazendo um retrospecto da História antiga até 1932. A abordagem teórica tem como aporte a história das mulheres, os usos das tecnologias na história, a história digital e o Youtube como ferramenta de análise para os estudos históricos, compreendendo que a produção de materiais e diálogos educacionais produz discursos sobre os temas históricos. Metodologicamente, analisamos, pelo viés dos usos das ferramentas tecnológicas, das mídias digitais na produção de conteúdo da videoaula, como as mulheres e a questão do voto feminino são abordadas/discutidas na videoaula, com a incorporação de conceitos feministas, históricos e de linguagem tecnológica para a história ensinada, assim como de que maneira são concebidos os temas, a partir dos comentários do canal.
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