A educação ambiental e a emergência de uma cultura sustentável no cenário da globalização

Autores

  • Martha Tristão Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-1384.2012v9n1p207

Resumo

Como a dimensão ecológica extrapola as fronteiras estabelecidas, seja entre os saberes, seja entre os limites territoriais entre países, apresenta um vínculo total com os processos da globalização do planeta para além dos fenômenos meramente econômicos. Sem qualquer pretensa hierarquia, pode ser traduzida como uma questão vital, inter-relacionada com todas as outras dimensões e que diz respeito a todos nós. Não possui territórios demarcados. Entretanto, o impacto da globalização diverge de um país a outro, de uma região a outra. A questão ecológica pode ser um fator mobilizador da solidariedade planetária, cria uma simbiose entre local/global pelo seu poder de partilhar com diferentes sujeitos, coletivos e contextos, ações com princípios éticos e humanistas numa perspectiva que transcende fronteiras. Esta proposta de estudo desponta como possibilidade de desenvolver um pensamento que associe o paradigma emergente da sustentabilidade ao desenvolvimento econômico e social, às contradições inerentes aos processos de globalização e à Educação Ambiental, contextualizando-o nos devires sociais, políticos, ecológicos e culturais, dentro das relações espaço/tempo, local/global. A educação, de modo geral, tem uma função essencial para propiciar o desenvolvimento de modo sustentável das sociedades em transição, nas quais o pensamento hegemônico é de uma sociedade ocidental, moderna, progressista e monocultural.

 

Biografia do Autor

Martha Tristão, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Licenciatura em Ciências Biológicas, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado em Educação Ambiental na University of Regina, Saskatchewan, Canadá. Professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, cultura, processos identitários, teoria da complexidade e produção de narrativas.

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Publicado

22.07.2012

Edição

Seção

Dossiê: Sociedade e meio ambiente: olhar global, visões latinoamericanas - Organização: Prof. Dr. Luiz Fernando Scheibe