Análise da temperatura do ar e da umidade relativa: estudo de microclimas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2012v9n2p139Resumo
A compreensão da variabilidade dos elementos do clima no tempo e no espaço é fundamental para o entendimento da dinâmica microclimática. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar a variabilidade da temperatura do ar e da umidade relativa no campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso, e, por meio da técnica de agrupamento, analisar a formação dos grupos para propor um zoneamento microclimático na área de estudo. Para tanto, realizou-se no ano de 2010, coleta de dados de temperatura do ar e umidade relativa em 15 pontos, em dois períodos (abril e setembro), em três horários (8h, 14h e 20h). Os resultados mostraram que os locais com predomínio de construções com pavimento asfáltico apresentaram elevadas temperaturas e baixa umidade, revelando a importância da introdução de vegetação arbórea. Com a análise de agrupamento verificou-se que a combinação dos dados de temperatura do ar e umidade relativa forneceu um melhor agrupamento dos pontos, com uma menor distância de ligação para a formação dos grupos. Salienta-se que o uso da técnica de agrupamentos mostrou-se satisfatória para o zoneamento microclimático do campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso, podendo ser empregada em escala microclimática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).