OGIEN, Albert. La démocratie comme revendication et comme forme de vie. Tradução para língua portuguesa de
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-1384.2015v12n2p279Resumo
OGIEN, Albert. La démocratie comme revendication et comme forme de vie, publicado em Raisons Politiques, n. 57, 2015/1, pp. 31-47.
Uma forma original de ação política surgiu nos regimes democráticos. Ela manifesta-se pelo lado de fora dos canais oficiais estabelecidos do sistema representativo, cobrando a expansão do significado da democracia. Este artigo propõe descrever este fenômeno, mostrando como a democracia pode ser concebida como forma de vida – em referência à definição de Wittgenstein. Ele mostra então a proximidade desta noção com a de ‘situação’, de Goffman. Finalmente, com base nas teses de Dewey sobre investigação, o artigo descreve o conteúdo da prática da democracia como modo de vida – no que concerne à promoção da autonomia dos cidadãos e à garantia do pluralismo como forma de vida e de pensamento. A análise lembra que, em toda sociedade de Estado, a realização da democracia depende de um processo incessante que liga dois modos de intercâmbio constante de conceituar a democracia: como sistema de representação e como forma de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Agripa Faria Alexandre

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).