Editorial
Resumo
Neste segundo número da Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis apresentamos artigos inéditos, resenhas e uma tradução. O artigo de Gilberto Montibeller conduz uma reflexão sobre como as relações comerciais internacionais podem gerar uma situação ecologicamente insustentável em termos de um espaço socioambiental, analisando a região carbonífera do Estado de Santa Catarina como um caso exemplar. Javier Echeverría discute criticamente a questão do progresso e do desenvolvimento econômico, enfatizando a pertinência da ética quanto à análise do custo social e humano na economia. A contribuição de Paulo Krischke levanta questões sobre a cultura política atual da juventude brasileira e suas possíveis mudanças futuras, tendo por base a análise dos dados de uma pesquisa de âmbito nacional realizada por "survey". Daniel Widlöcher realiza uma análise cognitiva do silêncio psicanalítico, tomando em consideração a neuropsicologia das afasias e o modo de comunicação presente no trabalho clínico da Psicanálise, empregando para tanto os enquadres teóricos da pragmática da comunicação. O artigo de Rodrigo Duarte parte da descoberta de uma incongruência na datação de uma capela do Estado de Minas Gerais e reflete sobre a influência da indústria cultural sobre a arquitetura brasileira interiorana, caracterizada pelo elemento "kitsch". Além dos artigos acima descritos, contamos ainda com cinco resenhas de livros recém-editados, elaboradas por Leandro Oltramari, Carlos Serbena, Cláudia Silveira, Silmara Cimbalista e Clóvis Dorigon. Finalmente, publicamos a tradução do italiano para o português de um texto de Umberto Galimberti, inédito no Brasil, realizada por Selvino Assmann. É nossa expectativa que o material aqui publicado gere reflexão sobre os temas abordados, difundindo o conhecimento. Comunicamos ainda que, a partir do próximo número, passaremos a publicar artigos somente em português, espanhol e inglês. Agradecemos o interesse por nossa publicação e desejamos boa leitura a todos. Até a próxima edição em agosto de 2005. Rafael Raffaelli EditorPublicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Rafael Raffaelli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a sua publicação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).