Propondo os princípios operacionais do voleibol: pesquisa-ação no contexto da formação inicial em Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e106889Palavras-chave:
Formação inicial de professores, Ensino e aprendizagem, Pedagogia do esporteResumo
Este estudo tem por objetivo apresentar a proposição de Princípios Operacionais do voleibol a partir de uma pesquisa-ação realizada com os discentes da licenciatura em educação física que cursavam a disciplina “Metodologia do Ensino do Voleibol”. São apresentadas implicações práticas desta proposta para a apontar caminhos de superação da tradição tecnicista no ensino dessa modalidade. O percurso metodológico envolveu a problematização dos princípios propostos por Bayer, a proposição de Princípios Operacionais específicos ao voleibol e a vivência prática visando observar suas implicações pedagógicas. Os resultados indicam que a elaboração dos princípios promoveu avanços na compreensão do jogo como ambiente de aprendizagem e contribuiu para a superação de práticas de ensino tradicionais. Conclui-se que este estudo contribui ao campo da Pedagogia do Esporte ao apontar caminhos iniciais para a definição dos Princípios Operacionais do voleibol, embora reconheçamos que a proposta possa ser ainda explorada em outros contextos. Assim, encorajamos novos estudos que aprofundem e diversifiquem esta incipiente proposta.
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