Validação e confiabilidade metodológica na pesquisa qualitativa: aplicações a um estudo em pedagogia do esporte

aplicaciones a un estudio en pedagogía del deporte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e94050

Palavras-chave:

Competição, Esporte de jovens, Metodologia de pesquisa, Pesquisa qualitativa

Resumo

A pesquisa qualitativa em pedagogia do esporte conquistou reconhecimento acadêmico, mas ainda pairam dúvidas sobre sua aleatoriedade, subjetividade e falta de rigor com base na ética do/a pesquisador/a. Defendemos, apoiado em reflexões filosóficas, posição favorável à busca por rigorosidade metodológica na pesquisa qualitativa, porém, nossa posição não se baseia na cisão, mas no diálogo possível entre as premissas positivistas que sustentam a busca por rigorosidade e a possibilidade de plenon envolvimento do/a pesquiador/a com o campo de pesquisa. Diante deste contexto, apresentamos os nossos esforços na condução de um estudo de pós-graduação sobre competições de jovens, apresentando os caminhos metodológicos percorridos em busca de validação e confiabilidade dos procedimentos de coleta de informações e tratamento analítico a dados qualitativos.

Biografia do Autor

Lucas Leonardo, Universidade Federal do Amazonas

Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Mestre em Educação Física e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (2018) e doutor em Educação Física e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas liceniatura(2022). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, esporte de jovens, competições de jovens, esportes coletivos, handebol, pedagogia do jogo e moral e ética do treinador.

Tathyane Krahenbühl, Universidade Federal do Amazonas

Professora Efetiva da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Ciências, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2017). Mestre em Ciências, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2014). Especialista em Handebol (pós-graduação Latu Sensu) pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (2011). Licenciada Plena e Bacharel em Educação Física, pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (2008/2012). Áreas de estudo e atuação: Pedagogia do Esporte, Formação Esportiva, Análise de jogo, Esportes Coletivos, Handebol, Saúde óssea de atletas.

Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente em Pedagogia do Esporte e Pedagogia do Jogo pela Universidade Estadual de Campinas (2019), doutor em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestre em Pedagogia do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Tem experiência na área de Educação Física e Esportes, desenvolvendo estudos, projetos e pesquisas nas áreas da: Educação Física escolar, Jogo e Pedagogia do Esporte, com ênfase em metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento dos jogos coletivos de invasão, futebol da iniciação ao treinamento e pedagogia do jogo. Atualmente é professor associado (M.S.5.1) na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-UNICAMP) no curso de Ciências do Esporte da UNICAMP, corresponsável pelas pesquisas do LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte), líder do grupo de pesquisa LEPE-FUT. Docente pleno no programa de pós-graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP.

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Publicado

2023-07-06

Como Citar

Leonardo, L., Krahenbühl, T., & Scaglia, A. J. (2023). Validação e confiabilidade metodológica na pesquisa qualitativa: aplicações a um estudo em pedagogia do esporte: aplicaciones a un estudio en pedagogía del deporte. Motrivivência, 35(66), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e94050

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