Entre o coaching philosophy e a experiência: a articulação das filosofias de treinadores por territórios de passagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e76184

Palavras-chave:

Experiência, Filosofias de treinadores, Treinador esportivo

Resumo

Em geral, na literatura de formação de treinadores, o uso da palavra experiência tornou-se comum, quase um truísmo. Por outro lado, os usos e os conceitos de experiência costumam ser os mesmos. Mas há um outro lugar, no qual a experiência é vista como isso que me passa - algo que forma o sujeito, que transforma o sujeito e que faz do sujeito da experiência o sujeito da formação. Este ensaio pretende estabelecer um vínculo entre essa noção de experiência e a formação de treinadores em geral e, particularmente, um vínculo entre essa noção de experiência com a articulação das filosofias de treinadores.


Biografia do Autor

Hudson Rafael Martins Prado, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Mestre em Educação Física

Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA/Unicamp - Limeira, São Paulo, Brasil

Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente em Pedagogia do Esporte

Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA/Unicamp - Limeira, São Paulo, Brasil

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Tradução de Henrique Burico. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.

BENNIE, Andrew; O'CONNOR, Donna. Coaching Philosophies: perceptions from professional cricket, rugby league and rugby union players and coaches in australia. International Journal Of Sports Science & Coaching, [s.l.], v. 5, n. 2, p. 309-320, jun. 2010. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1260/1747-9541.5.2.309.

BORNHEIM, Gerd. Introdução ao filosofar: o pensamento filosófico em bases existenciais. 9ed. São Paulo: Globo, 1998.

CALLARY, Bettina; WERTHNER, Penny; TRUDEL, Pierre. How meaningful episodic experiences influence the process of becoming an experienced coach. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, v. 4, n. 1, 2012, p. 420-438.

CARLESS, David; DOUGLAS, Kitrina. Stories as Personal Coaching Philosophy. International Journal Of Sports Science & Coaching, [s.l.], v. 6, n. 1, p. 1-12, mar. 2011. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1260/1747-9541.6.1.1.

CASSIDY, Tanya; JONES, Robyn; POTRAC, Paul. Understanding Sports Coaching: the social, cultural and pedagogical foundations of coaching practice. Londres: Routledge, 2004.

COMTE-SPONVILLE, Andre. Apresentação da filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

CÔTÉ, Jean; GILBERT, Wade. An integrative definition of coaching effectiveness and expertise. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 4, n. 3, 2009.

CUSHION, Christopher J.; ARMOUR, Kathy M.; JONES, Robyn L.. Coach Education and Continuing Professional Development: experience and learning to coach. Quest, [s.l.], v. 55, n. 3, p. 215-230, ago. 2003. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/00336297.2003.10491800.

CUSHION, Christopher. Applying game centered approaches in coaching: A critical analysis of the 'dilemmas of practice' impacting change. Sports Coaching Review, v. 2, n. 1, p. 61-76, 2013.

CUSHION, Christopher; PARTINGTON, Mark. A critical analysis of the conceptualisation of ‘coaching philosophy’. Sport, Education And Society, [s.l.], v. 21, n. 6, p. 851-867, 23 set. 2014. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/13573322.2014.958817.

GILBERT, Wade; TRUDEL, Pierre. Learning to coach through experience: Reflection in model youth sport coaches. Journal of Teaching in Physical Education, v. 21, p. 16-34, 2001.

GLADWELL, Malcolm. Fora de série: Outliers. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 288 p.

GOULD, Daniel; PIERCE, Scott; COWBURN, Ian; DRISKA, Andrew. How Coaching Philosophy Drives Coaching Action: a case study of renowned wrestling coach J Robinson. International Sport Coaching Journal, [s.l.], v. 4, n. 1, p. 13-37, jan. 2017. Human Kinetics. http://dx.doi.org/10.1123/iscj.2016-0052.

GRAHAM, Laura; FLEMING, Scott. Developing a Coaching Philosophy: Exploring the Experiences of Novice Sport Coaching Students. Journal of Athlete Centered Coaching, v. 1, n. 1, p.60-79, 2016.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2. ed. Petropolis: Vozes, 2019. Tradução de Enio Paulo Giachini.

HE, Chao; TRUDEL, Pierre; CULVER, Diane. Actual and ideal sources of coaching knowledge of elite Chinese coaches. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 13, n. 4, p. 496-507, 2018.

HOUAISS, A., SALLES, M. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2009.

JARVIS, Peter. Adult education and lifelong learning. RoutledgeFalmer, 2004.

JARVIS, Peter. Towards a comprehensive theory of human learning. London: Routledge, 2006.

JARVIS, Peter. Learning to be a person in society. New York: Routledge, 2009.

JARVIS, Peter. Aprendizagem Humana: implícita e explícita. Educação & Realidade. Porto Alegre, v.40, n.3, p.809-825, 2015.

KIDMAN, Lynn; HANRAHAN, Stéphanie J.. The Coaching Process. 3. ed. [s.l.]: Routledge, 2011.

LARA-BERCIAL, S, MALLETT, Cliff. The Practices and Developmental Pathways of Professional and Olympic Serial Winning Coaches. International Sports Coaching Journal. 2016; 3(3): 221-39. Doi: 10.1123/iscj.2016-0083

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, jul. 2011.

LARROSA, Jorge. Nietzsche & a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. Tradução de Semíramis Gorini da Veiga.

LARROSA, Jorge. Saber y Educación. Educação & Realidade, v. 22, n. 1, p. 33-55, jan/jun 1997.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 35-86.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. Tradução: Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Não paginada.

LYLE, John. Coaching Philosophy and coaching behaviour. The Coaching Process, Oxford, p. 25-46, 1999.

LYLE, John. Sports coaching concepts: A framework for coaches’ behaviour. Routledge, London, 2002.

MALLETT, Clifford; TRUDEL, Pierre; LYLE, John; RYNNE, Steven. Formal vs Informal Coach Education. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 4, n. 3, 2008.

MCCALLISTER, Sarah G.; BLINDE, Elaine M.; WEISS, Windee M.. Teaching Values And Implementing Philosophies: dilemmas of the youth sport coach. The Physical Educator, [s.l.], v. 57, n. , p. 33-45, 2000.

NASH, Christine S.; SPROULE, John; HORTON, Peter. Sport Coaches' Perceived Role Frames and Philosophies. International Journal Of Sports Science & Coaching, [s.l.], v. 3, n. 4, p. 539-554, dez. 2008. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1260/174795408787186495.

NUNOMURA, Myrian; OLIVEIRA, Mauricio Santos; ROBLE, Odilon José; CARBINATTO, Michele. Ginástica artística competitiva e a filosofia dos técnicos. Motriz: Revista de Educação Física, [s.l.], v. 18, n. 4, p. 678-689, dez. 2012. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1980-65742012000400006.

RENSHAW, Ian; DAVIDS, Keith; SHUTTLEWORTH, Rick; CHOW, Jia Yi. Insights from ecological psychology and dynamical systems theory can underpin a philosophy of coaching. International Journal Of Sport Psychology, [S.l.], p. 580-602, 2007

SAURY, Jacques; DURAND, Marc. Practical knowledge in expert coaches: on-site study of coaching in sailing. Research Quaterly For Exercise And Sport, [s.l.], v. 69, n. 3, p. 254-266, 1998.

TRUDEL, Pierre; CULVER, Diane; RICHARD, Jean-Paul. Peter Jarvis: lifelong coach learning. In: NELSON, Lee; GROOM, Ryan; POTRAC, Paul. Learning in sports coaching: theory and application. Theory and application. [s.l.]: Routledge, 2016. p. 149-157.

TRUDEL, Pierre; GILBERT, Wade; RODRIGUE, François. The Journey from Competent to Innovator: using appreciative inquiry to enhance high performance coaching. Ai Practitioner, [s.l.], p. 40-46, 1 maio 2016. AI Practitioner Journal. http://dx.doi.org/10.12781/978-1-907549-27-4-5.

VOIGHT, Mike; CARROLL, Pete. Applying sport psychology philosophies, principles,and practices onto the gridion: An interview with USC football coach Pete Carroll. International Journal of Sports Science and Coaching, v. 1, n. 4, p. 321-331, 2006.

WILCOX, Stéphane; TRUDEL, Pierre. Constructing the coaching principles and beliefs of a youth ice hockey coach. Avante, v. 4, n. 3, p. 39-66, 1998.

WRIGHT, Trevor; TRUDEL, Pierre; CULVER, Diane. Learning how to coach: the different learning situations reported by youth ice hockey coaches. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 12, n. 2, p. 127-144, jun/2007.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Porta Aberta