Em busca das pistas sobre a história da cultura lúdica das crianças negras em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O presente texto é fruto de uma investigação de caráter bibliográfico, cujo objetivo central foi investigar e reunir possíveis registros e bibliografias acerca da história da cultura lúdica das crianças negras em Santa Catarina com o lócus centrado na cidade de Florianópolis. Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória, com o objetivo secundário de levantar as pistas sobre as brincadeiras, jogos e brinquedos dessas crianças, com vistas a contribuir para com as políticas públicas, práticas sociais, enfim, para com a bibliografia existente sobre infância empobrecida. O texto aborda um pouco sobre a história da cultura lúdica das crianças negras, a saber: jogos, brincadeiras e brinquedos. Os resultados e conclusões, apontam que a condição de classe e raça dessas crianças ás restringiu de expressar-se livremente através de seus jogos e brincadeiras. Outra conclusa, diz respeito a necessidade de se investigar, de maneira mais amiúde, ás fontes históricas, visando captar nos documentos elementos que extrapolem a pesquisa exploratória.Downloads
Publicado
2004-01-01
Como Citar
MARIA, Jailson Lucio de; SILVA, Mauricio Roberto da. Em busca das pistas sobre a história da cultura lúdica das crianças negras em Santa Catarina. Motrivivência, Florianópolis, n. 23, p. 191–216, 2004. DOI: 10.5007/%x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2050. Acesso em: 12 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).