Formação inicial em Educação Física e as aprendizagens com a escola: a possibilidade da prática como componente curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56269

Resumo

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior de 2015, as licenciaturas devem integrar aos seus programas as atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas (200h), atividades formativas (2.200h), o estágio supervisionado (400h) e a Prática como Componente Curricular - PCC (400h). O objetivo foi verificar as possibilidades da PCC para aproximar acadêmicos de Educação Física do cenário escolar e as possíveis aprendizagens decorrentes dessa integração. Foram entrevistados 41 formandos de Licenciatura em Educação Física e 18 docentes do mesmo curso, com posterior análise de conteúdo. Os dados apontam que a PCC foi lembrada como uma estratégia para intensificar a aproximação dos futuros professores com a Educação Básica e contribuir para a aprendizagem dos saberes profissionais. Quanto mais diversificada e abrangente se apresentar a formação, mais referências sobre a profissão terão os licenciandos, o que poderá contribuir para uma atuação profissional condizente com a realidade do ensino público.

Biografia do Autor

Camila Rinaldi Bisconsini, Universidade Estadual de Londrina

Doutorado em Educação Física (Programa de Pós-Graduação em Educação Física - UEL/UEM)

Londrina, Paraná, Brasil

http://lattes.cnpq.br/2170248293311171

Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutorado em Educação Física (UFRGS)

Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física

Maringá, Paraná, Brasil

http://lattes.cnpq.br/5845836567219056

 

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Publicado

2019-05-13

Como Citar

Bisconsini, C. R., & Oliveira, A. A. B. de. (2019). Formação inicial em Educação Física e as aprendizagens com a escola: a possibilidade da prática como componente curricular. Motrivivência, 31(58), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56269

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