BRINCANDO NAS RUAS DA CIDADE DE CHAPECÓ/SC: a educação física em busca do resgate das manifestações lúdicas... algumas reflexões

Autores

  • Sandra Fachineto
  • Silene Friedrich
  • Ricardo Rezer

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este estudo teve por objetivo resgatar jogos, brincadeiras e brinquedos no contexto das ruas da cidade de Chapecó/SC, palco específico de encontros e vivências destas manifestações lúdicas, na perspectiva de contribuir com reflexões na área da Educação Física. Dessa forma, buscou-se, primeiramente, um aprofundamento teórico na tentativa de compreender este fenômeno para que, através da observação de jogos, brincadeiras e brinquedos presentes no cenário das ruas, pudéssemos associá-los ao referencial teórico, possibilitando vislumbrar nossas reflexões. Assim, este estudo tende a chamar a atenção para que o vasto mundo das manifestações lúdicas presentes no cotidiano das crianças não perca, aos poucos, o seu espaço no contingente mundo moderno, fomentando a preocupação para que esta cultura infantil não faça parte do esquecimento das aulas de Educação Física, podendo contribuir como suporte para o trabalho pedagógico dos professores nas Instituições Escolares.

Biografia do Autor

Sandra Fachineto

Professora licenciada pelo curso de Educação Física da UNOCHAPECÓ. Técnica do laboratório de Fisiologia do Esforço-Lafe da UNOESC, campus de São Miguel do Oeste/SC. Membro pesquisador do grupo de pesquisa em Desenvolvimento Humano da UNOCHAPECÓ e do grupo de pesquisa em Fisiologia do Esforço Aplicada da UNOESC.

Silene Friedrich

Professora licenciada pelo curso de Educação Física da UNOCHAPECÓ. Professora da APAE (Associação de pais e amigos dos excepcionais), na cidade de Chapecó/SC.

Ricardo Rezer

Professor Mestre do curso de Educação Física da UNOCHAPECÓ. Membro pesquisador do grupo de pesquisa em Desenvolvimento Humano da UNOCHAPECÓ.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Fachineto, S., Friedrich, S., & Rezer, R. (2003). BRINCANDO NAS RUAS DA CIDADE DE CHAPECÓ/SC: a educação física em busca do resgate das manifestações lúdicas. algumas reflexões. Motrivivência, (20-21), 231–256. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Experimentando