A prática pedagógica dos professores de Educação Física: desafios para formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79886Resumo
O objetivo desta investigação foi compreender como os desafios da prática pedagógica de professores de Educação Física (EF) podem se constituir em subsídios para ações de formação continuada. A pesquisa se caracterizou como sendo de natureza descritiva, realizada com uma abordagem qualitativa. A investigação contou com a participação de oito professores de EF vinculados à Secretaria de Estado da Educação (SED) do Estado de Santa Catarina. O instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada e utilizamos a análise temática para o trato com as informações obtidas. Concluímos que a prática pedagógica é terreno fecundo para subsidiar ações de formação continuada, destacando-se a necessidade em considerar as condições de trabalho, as especificidades da EF escolar, a fundamentação e discussão em torno dos objetivos, do planejamento e das metodologias para a intervenção pedagógica, processo a ser potencializado por ações de formação colaborativa entre pares, observando programas, considerando e ouvindo as necessidades dos professores (sem absolutizá-las), processo que qualifica e potencializa estes momentos, contribuindo para ressignificar a própria prática pedagógica e o processo ensino-aprendizagem no campo da EF.
Referências
BAGATINI, Gabriela Zucki; SOUZA, Maristela da Silva. Formação continuada para professores de Educação Física: análise da produção do conhecimento. Revista Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 01-16, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e55279. Acesso em: 08 ago. 2020
BAHIA, Cristiano de Sant Anna. Formação continuada em exercício de professores da educação física escolar: contribuições para a prática pedagógica. 2016. Tese. (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_6c17f7f5afd1f2967afde1830fbfe755/Description#tabnav. Acesso em: 15 nov. 2018.
BASTOS, Fabio Bernardo. Formação colaborativa em educação física: do isolamento docente a colaboração entre pares. 2014. 105 f. Dissertação. (Programa de pós-graduação em Educação, contextos contemporâneos e demandas populares) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ]. 2014. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1370 Acesso em: 27 mar. 2019.
CORREA, Jonathan Terra. Educação física escolar: referências formativas na prática pedagógica de professores iniciantes. 2017. 101 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, 2017. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acesso em: 05 dez. 2018.
CUNHA, Izabel Maria. O Bom Professor e sua Prática. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
FARIAS, Uirá de Siqueira. Prática pedagógica na educação física: a percepção dos autores de saberes na realidade escolar. 2017. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física). São Paulo, 2017.
FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; SOUSA, Cláudio Aparecido de; MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação física escolar no ensino fundamental: o planejamento participativo na organização didático-pedagógica. Motrivivência, v. 31, n. 58, abr/jul. 2019, Florianópolis. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e55270 Acessado em: 22 fev. 2020
FILMIANO, Guilherme Moura Miranda. A prática pedagógica da educação física na escola pública: ‘jogando para o capital’? 2015. 280 f. Tese. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157314 . Acesso em: 21 nov. 2018.
FERREIRA, J da S. SANTOS, J. H. dos.; COSTA, B. de O. Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica. Revista brasileira de ciências do esporte, Porto Alegre, RS, v. 37, n. 3, p. 289-298, 2015
FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set/dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812016000300534&script=sci_abstract&tlng=pt Acessado em: 15 nov. 2018
FREITAS, D. C.; CAMPOS PEREIRA, M. P. Vaz de.; ROSA, A. I. da .; TRUSZ, R. D.; FARIAS, G. O. Formação continuada de professores de educação física. Corpoconsciência, Cuibá – MT, v. 20, n. 03, p. 9-21, set/dez., 2016.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LIRA, Núbia Josania Paes de. Formação continuada dos professores de educação física da rede pública de ensino no município de Aracaju: mediações do Programa Horas de Estudo. 2015. 251 f. Tese (Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFS-2_6d3f721971123f18a67f8a43463468a0 Acesso em: 15 nov. 2018.
MALDONADO, Daniel Teixeira. Os bastidores da educação física na escola pública paulista: a percepção da realidade cotidiana. 2016. 364 f. Tese. (Doutorado em Educação Física) – Universidade de São Judas Tadeu. São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/2017/363.pdf. Acesso em: 26 nov. 2019.
MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; SANTOS, Aline Rodrigues; MEIRELES, Bruno Freitas; MOREIRA, Vinícius dos Santos; FREIRE, Elisabete dos Santos. Indícios de mudanças na prática pedagógica dos professores de educação física escolar: análise dos estudos publicados em anais de eventos nacionais. Corpoconsciência, Cuiabá- MT, v. 22, n. 01, p. 77-92, jan/abr. 2018. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/6279 . Acesso em: 28 nov. 2019.
MALDONADO, Daniel Teixeira; Silva, Sheila Aparecida Pereira Santos. Da “rola a bola” à inovação pedagógica nas aulas de educação física: uma análise dos bastidores do cotidiano escolar público. Curitiba, PR: CRV, 2017.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.
MORAES, Maria Célia Marcondes. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 1, p. 7-25, 2001.
ROSSI, Fernanda. Formação continuada em educação física escolar: concepções e perspectivas de professores. 2010. 211 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/96101 . Acesso em: 26 nov. 2019.
ROSSI, Fernanda. A formação continuada sob análise do professor escolar. São Paulo: Editora Unesp, 2013b.
ROSSI, Fernanda; HUNGER, Dagmar. A formação continuada de professores: entre o “real” e o “ideal”. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 821-1113, out./dez. 2012a. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/15564 Acesso em: 26 nov. 2020.
ROSSI, Fernanda; HUNGER, Dagmar. As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte , São Paulo, v. 26, n.2, p. 323-38, abr./jun. 2012b. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-55092012000200014&script=sci_abstract&tlng=pt Acessado em: 25 nov. 2019.
SANTOS, Wagner dos; OLIVEIRA, Aline Vieira; FERREIRA NETO, Amarílio. Formação continuada em educação física com o intuito aos estranguladores formativos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, jul/set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbefe/v30n3/1807-5509-rbefe-30-03-0647.pdf Acesso em: 25 nov. 2019.
SILVA, Giovana Soares da Cunha da. A educação física na rede municipal de ensino de Ponta Grossa/PR: a prática pedagógica nas aulas dos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 200 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Uvaranas, 2017.
SILVANO, Luiz Clebson de Oliveira. A prática pedagógica na interface dos conteúdos trabalhados por professores de educação física nas escolas públicas de Humaitá/AM. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) 129 f. Universidade Federal do Amazonas. 2018. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6922 . Acessado em: 03. Set. 2019.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos textos enviados à Motrivivência deverão garantir, em formulário próprio no processo de submissão:
a) serem os únicos titulares dos direitos autorais dos artigos,
b) que não está sendo avaliado por outro(s) periódico(s),
c) e que, caso aprovado, transferem para a revista tais direitos, sem reservas, para publicação no formato on line.
Obs.: para os textos publicados, a revista Motrivivência adota a licença Creative Commons “Atribuição - Não Comercial - Compartilhar Igual 4.0 Internacional” (CC BY-NC-SA).