A prática pedagógica dos professores de Educação Física: desafios para formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79886

Resumo

O objetivo desta investigação foi compreender como os desafios da prática pedagógica de professores de Educação Física (EF) podem se constituir em subsídios para ações de formação continuada. A pesquisa se caracterizou como sendo de natureza descritiva, realizada com uma abordagem qualitativa. A investigação contou com a participação de oito professores de EF vinculados à Secretaria de Estado da Educação (SED) do Estado de Santa Catarina. O instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada e utilizamos a análise temática para o trato com as informações obtidas. Concluímos que a prática pedagógica é terreno fecundo para subsidiar ações de formação continuada, destacando-se a necessidade em considerar as condições de trabalho, as especificidades da EF escolar, a fundamentação e discussão em torno dos objetivos, do planejamento e das metodologias para a intervenção pedagógica, processo a ser potencializado por ações de formação colaborativa entre pares, observando programas, considerando e ouvindo as necessidades dos professores (sem absolutizá-las), processo que qualifica e potencializa estes momentos, contribuindo para ressignificar a própria prática pedagógica e o processo ensino-aprendizagem no campo da EF.

 

Biografia do Autor

Paulo Roberto Dalla Valle, Unochapecó

Mestre em Educação - PPGE /Unochapecó. Especialista em Ação Interdisciplinar e os Paradigmas Atuais da Educação com Enfase em Educação Física Escolar. Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná. Professor efetivo da Rede Estadual de Santa Catarina, atualmente atua na Coordenadoria Regional de Educação de Seara. Tem experiência nas áreas Esporte e Educação, com ênfase em Educação, Educação Especial, atuando principalmente no seguinte tema: Educação, educação física, contexto escolar, formação continuada, administração e gestão em educação e esporte, educação especial. Membro dos Grupos de Pesquisa, Ensino e Formação de Professores (Unochapecó) e Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte - NUPPE (UFSC)

Ricardo Rezer, UNOCHAPECÓ

Realizou estudos de Pós-Doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2018). Doutorado em Educação Física (2010) na Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio na Universidade do Porto (Porto, Portugal). Atualmente é Professor Adjunto A da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Entre 1999 e 2020 foi professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapeco), onde exerceu a função de Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação (2010-2012), e atuou como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado), e do Curso de Educação Física (Graduação). No Programa de Pós-Graduação em Educação, exerceu a função de Coordenador entre os anos de 2014 e 2016. Atualmente, é membro do GTT Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e do GT17 - Filosofia da Educação, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Possui experiência na área de Educação Física, Educação e Saúde, atuando principalmente com os seguintes temas: Epistemologia e Prática Pedagógica; Trabalho docente na Educação Superior; Formação Profissional; A universidade na contemporaneidade; Hermenêutica e Pedagogia do Esporte

Referências

BAGATINI, Gabriela Zucki; SOUZA, Maristela da Silva. Formação continuada para professores de Educação Física: análise da produção do conhecimento. Revista Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 01-16, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e55279. Acesso em: 08 ago. 2020

BAHIA, Cristiano de Sant Anna. Formação continuada em exercício de professores da educação física escolar: contribuições para a prática pedagógica. 2016. Tese. (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2016. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFSC_6c17f7f5afd1f2967afde1830fbfe755/Description#tabnav. Acesso em: 15 nov. 2018.

BASTOS, Fabio Bernardo. Formação colaborativa em educação física: do isolamento docente a colaboração entre pares. 2014. 105 f. Dissertação. (Programa de pós-graduação em Educação, contextos contemporâneos e demandas populares) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ]. 2014. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1370 Acesso em: 27 mar. 2019.

CORREA, Jonathan Terra. Educação física escolar: referências formativas na prática pedagógica de professores iniciantes. 2017. 101 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, 2017. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ Acesso em: 05 dez. 2018.

CUNHA, Izabel Maria. O Bom Professor e sua Prática. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FARIAS, Uirá de Siqueira. Prática pedagógica na educação física: a percepção dos autores de saberes na realidade escolar. 2017. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física). São Paulo, 2017.

FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; SOUSA, Cláudio Aparecido de; MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação física escolar no ensino fundamental: o planejamento participativo na organização didático-pedagógica. Motrivivência, v. 31, n. 58, abr/jul. 2019, Florianópolis. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e55270 Acessado em: 22 fev. 2020

FILMIANO, Guilherme Moura Miranda. A prática pedagógica da educação física na escola pública: ‘jogando para o capital’? 2015. 280 f. Tese. (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157314 . Acesso em: 21 nov. 2018.

FERREIRA, J da S. SANTOS, J. H. dos.; COSTA, B. de O. Perfil de formação continuada de professores de Educação Física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica. Revista brasileira de ciências do esporte, Porto Alegre, RS, v. 37, n. 3, p. 289-298, 2015

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set/dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176-66812016000300534&script=sci_abstract&tlng=pt Acessado em: 15 nov. 2018

FREITAS, D. C.; CAMPOS PEREIRA, M. P. Vaz de.; ROSA, A. I. da .; TRUSZ, R. D.; FARIAS, G. O. Formação continuada de professores de educação física. Corpoconsciência, Cuibá – MT, v. 20, n. 03, p. 9-21, set/dez., 2016.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LIRA, Núbia Josania Paes de. Formação continuada dos professores de educação física da rede pública de ensino no município de Aracaju: mediações do Programa Horas de Estudo. 2015. 251 f. Tese (Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFS-2_6d3f721971123f18a67f8a43463468a0 Acesso em: 15 nov. 2018.

MALDONADO, Daniel Teixeira. Os bastidores da educação física na escola pública paulista: a percepção da realidade cotidiana. 2016. 364 f. Tese. (Doutorado em Educação Física) – Universidade de São Judas Tadeu. São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/2017/363.pdf. Acesso em: 26 nov. 2019.

MALDONADO, Daniel Teixeira; FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; SANTOS, Aline Rodrigues; MEIRELES, Bruno Freitas; MOREIRA, Vinícius dos Santos; FREIRE, Elisabete dos Santos. Indícios de mudanças na prática pedagógica dos professores de educação física escolar: análise dos estudos publicados em anais de eventos nacionais. Corpoconsciência, Cuiabá- MT, v. 22, n. 01, p. 77-92, jan/abr. 2018. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/6279 . Acesso em: 28 nov. 2019.

MALDONADO, Daniel Teixeira; Silva, Sheila Aparecida Pereira Santos. Da “rola a bola” à inovação pedagógica nas aulas de educação física: uma análise dos bastidores do cotidiano escolar público. Curitiba, PR: CRV, 2017.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.

MORAES, Maria Célia Marcondes. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 1, p. 7-25, 2001.

ROSSI, Fernanda. Formação continuada em educação física escolar: concepções e perspectivas de professores. 2010. 211 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/96101 . Acesso em: 26 nov. 2019.

ROSSI, Fernanda. A formação continuada sob análise do professor escolar. São Paulo: Editora Unesp, 2013b.

ROSSI, Fernanda; HUNGER, Dagmar. A formação continuada de professores: entre o “real” e o “ideal”. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 4, p. 821-1113, out./dez. 2012a. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/15564 Acesso em: 26 nov. 2020.

ROSSI, Fernanda; HUNGER, Dagmar. As etapas da carreira docente e o processo de formação continuada de professores de Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte , São Paulo, v. 26, n.2, p. 323-38, abr./jun. 2012b. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-55092012000200014&script=sci_abstract&tlng=pt Acessado em: 25 nov. 2019.

SANTOS, Wagner dos; OLIVEIRA, Aline Vieira; FERREIRA NETO, Amarílio. Formação continuada em educação física com o intuito aos estranguladores formativos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, jul/set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbefe/v30n3/1807-5509-rbefe-30-03-0647.pdf Acesso em: 25 nov. 2019.

SILVA, Giovana Soares da Cunha da. A educação física na rede municipal de ensino de Ponta Grossa/PR: a prática pedagógica nas aulas dos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 200 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Uvaranas, 2017.

SILVANO, Luiz Clebson de Oliveira. A prática pedagógica na interface dos conteúdos trabalhados por professores de educação física nas escolas públicas de Humaitá/AM. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) 129 f. Universidade Federal do Amazonas. 2018. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6922 . Acessado em: 03. Set. 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

VALLE, Paulo Roberto Dalla; REZER, Ricardo. A prática pedagógica dos professores de Educação Física: desafios para formação continuada. Motrivivência, Florianópolis, v. 33, n. 64, p. 1–22, 2021. DOI: 10.5007/2175-8042.2021.e79886. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/79886. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais