Desafios pedagógicos para o ensino dos esportes olímpicos na Educação Física escolar
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e108216Palavras-chave:
Esportes olímpicos, Desafios pedagógicos, Educação física escolarResumo
O presente estudo investigou os principais desafios pedagógicos, bem como, necessidades materiais e estruturais para o ensino dos esportes olímpicos como conteúdo da Educação Física (EF) escolar. A pesquisa, de natureza descritiva e abordagem qualitativa, foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores de EF da Rede Municipal de Pelotas, todos com atuação nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam quatro principais desafios: o desconhecimento dos alunos sobre esportes olímpicos; dificuldades para motivá-los à “novas práticas”; lacunas no processo de formação inicial e continuada; falta de materiais e estrutura adequados para a prática de diversas modalidades olímpicas. Constatamos que, apesar dos desafios identificados, os docentes demonstraram otimismo quanto às possibilidades de superação destes obstáculos, reconhecendo o potencial inovador do tema, bem como, a riqueza que proporcionaram para as aulas de EF. O estudo também oportunizou uma reflexão acerca da importância do aprendizado do tema ao longo da formação universitária de futuros professores de Educação Física.
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