Desafios pedagógicos para o ensino dos esportes olímpicos na Educação Física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2025.e108216

Palavras-chave:

Esportes olímpicos, Desafios pedagógicos, Educação física escolar

Resumo

O presente estudo investigou os principais desafios pedagógicos, bem como, necessidades materiais e estruturais para o ensino dos esportes olímpicos como conteúdo da Educação Física (EF) escolar. A pesquisa, de natureza descritiva e abordagem qualitativa, foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco professores de EF da Rede Municipal de Pelotas, todos com atuação nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados indicam quatro principais desafios: o desconhecimento dos alunos sobre esportes olímpicos; dificuldades para motivá-los à “novas práticas”; lacunas no processo de formação inicial e continuada; falta de materiais e estrutura adequados para a prática de diversas modalidades olímpicas. Constatamos que, apesar dos desafios identificados, os docentes demonstraram otimismo quanto às possibilidades de superação destes obstáculos, reconhecendo o potencial inovador do tema, bem como, a riqueza que proporcionaram para as aulas de EF. O estudo também oportunizou uma reflexão acerca da importância do aprendizado do tema ao longo da formação universitária de futuros professores de Educação Física.

Biografia do Autor

Nathan Bento Bielemann, Universidade Federal de Pelotas

Licenciado em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Mestrando na linha de Formação Profissional e Prática Pedagógica na Escola pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPel (PPGEF/UFPel) e cursando Especialização em Educação Física Escolar pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Integra o Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol/ESEF/UFPel).

Ricardo Rezer, Universidade Federal de Pelotas

Realizou estudos de Pós-Doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal - 2017/2018), Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007/2010), com estágio científico na Universidade do Porto (Porto, Portugal - 2009/2010). Atualmente é professor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Também é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física na mesma instituição.  Membro do GTT Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). 

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

BIELEMANN, Nathan Bento; REZER, Ricardo. Desafios pedagógicos para o ensino dos esportes olímpicos na Educação Física escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 37, n. 68, p. 1–24, 2025. DOI: 10.5007/2175-8042.2025.e108216. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/108216. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais