O panorama do judô no programa "Bolsa-Atleta": uma análise entre os anos de 2011 a 2013

Autores

  • Yuri Rafael Dias UFPR
  • Marcelo Moraes e Silva UFPR
  • Katiuscia Mello Figuerôa UFPR
  • Jeferson Roberto Rojo UFPR
  • Fernando Marinho Mezzadri UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n49p82

Resumo

O principal objetivo do presente artigo foi realizar os primeiros apontamentos sobre a modalidade de Judô dentro do Programa Bolsa-Atleta. Para alcançar tal intento, foram selecionados os atletas contemplados com o benefício entre os anos de 2011-2013. Estes dados foram fornecidos pelo Ministério do Esporte, que disponibilizou informações sobre os atletas contemplados com o benefício durante o recorte temporal do estudo, e também foram retirados do sistema da Confederação Brasileira de Judô. Por meio desse estudo conclui-se que o Judô é uma modalidade que no “Bolsa-Atleta” tem um relativo equilíbrio entre os bolsistas homens e mulheres e prioriza os esportistas com níveis intermediários de rendimento.

Biografia do Autor

Yuri Rafael Dias, UFPR

Bacharel em Educação Física - UFPR

Marcelo Moraes e Silva, UFPR

Mestre em Educação - UFPR

Doutor em Educação - UNICAMP

Realizou estágio pós-doutoral em Educação Física

Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - UFPR

Katiuscia Mello Figuerôa, UFPR

Doutora em Educação Física - Universidade de Leon (Espanha)

Pós-Doutoranda em Educação Física - UFPR

Jeferson Roberto Rojo, UFPR

Licenciado em Educação Física - UEM

Mestrando em Educação Física - UFPR

Fernando Marinho Mezzadri, UFPR

Doutor em Educação Física - UNICAMP

Professor do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - UFPR

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Publicado

2016-11-28

Como Citar

Dias, Y. R., Silva, M. M. e, Figuerôa, K. M., Rojo, J. R., & Mezzadri, F. M. (2016). O panorama do judô no programa "Bolsa-Atleta": uma análise entre os anos de 2011 a 2013. Motrivivência, 28(49), 82–98. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n49p82

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