Esportes de aventura no ensino remoto: experiências com metodologias ativas em aulas de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e90488

Palavras-chave:

Esportes de aventura, Ensino remoto, Ensino Médio

Resumo

Discute mediações pedagógicas da Educação Física com o Ensino Médio, vivenciadas com os Esportes de Aventura, durante o ensino remoto. Em aulas de Educação Física, com duas turmas de Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio de uma Instituição Federal em Cuiabá/MT, foram estabelecidos encontros virtuais com os discentes em 2021/1 e 2021/2, por meio de metodologias ativas. As vivências utilizaram ferramentas digitais, relatórios, desenhos e discussões de textos. Os produtos pedagógicos principais dessas experiências foram a construção de guias informativos de turismo, jogos digitais e a elaboração de charges sobre o conteúdo Esportes de Aventura. Constatou-se que o protagonismo, a pesquisa, o posicionamento crítico e o engajamento nos processos de ensino-aprendizagem proporcionaram a produção do conhecimento, de forma compartilhada e ativa entre os discentes, tanto na organização, quanto na prática em aulas de Educação Física durante o ensino remoto.

Biografia do Autor

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Colégio Pedro II

Doutora.

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Publicado

2023-02-12

Como Citar

BARBOSA, Raquel Firmino Magalhães. Esportes de aventura no ensino remoto: experiências com metodologias ativas em aulas de Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 35, n. 66, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5007/2175-8042.2023.e90488. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/90488. Acesso em: 28 nov. 2024.

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