Os movimentos operários da Espanha e da Argentina, desde suas origens até meados do século XX. Propostas para um diálogo historiográfico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-9222.2012v4n8p230Palavras-chave:
Populismo, Revisionismo, TrabalhismoResumo
Este escrito é um trabalho historiográfico no qual nos propomos relatar de forma sucinta as histórias do movimento operário argentino e espanhol, desde o seu nascimento até meados do século XX. Consideramos que essas histórias têm sido pouco cotejadas entre os pesquisadores do tema. Nosso objetivo é delinear algumas das causas desta situação, ao mesmo tempo em que apresentamos propostas para começar a revertê-la, justificando a utilidade da mesma. Para isso faremos um esboço comparativo em três aspectos: os percursos semelhantes que percorreram suas historiografias em relação aos problemas da classe trabalhadora organizada; os processos históricos semelhantes e os debates ideológicos e políticos que caracterizaram ambos os movimentos; e as características que tiveram em cada caso os processos que definimos como nacionalização do movimento operário, ocorridos na Argentina sob o regime peronista e na Espanha sob Franco. Por fim apresentaremos uma bibliografia, dividida por país e por grandes eixos temáticos, com as principais contribuições dos últimos 20 anos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Revista Mundos do Trabalho os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.