A Pesquisa e a formação de intelectuais críticos na Pós-graduação em Educação

Autores

  • Newton Duarte UNESP - Araraquara - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo aborda algumas características do intelectual crítico e apresenta um critério para avaliação do grau de efetivação da formação desse intelectual nas atividades no âmbito da pós-graduação stricto sensu em educação. É feita também uma análise crítica das condições nas quais ocorre a formação da intelectualidade da educação brasileira nestes tempos de desvalorização do conhecimento. Por fim o artigo problematiza o processo de reprodução da estrutura da vida cotidiana alienada nas atividades das instituições educacionais, incluída a universidade e os programas de pós-graduação em educação.

Biografia do Autor

Newton Duarte, UNESP - Araraquara - SP

Graduou-se em Pedagogia pela UFSCAR em 1985, tendo obtido o grau de Mestre em Educação pela mesma em 1987. Defendeu sua tese de doutorado na UNICAMP, em 1992. Em 1988 ingressou como docente na UNESP, campus de Marília, tendo transferido-se em 1989 para o campus de Araraquara onde atua até a presente data como livre-docente em psicologia da educação. De agosto de 2003 a junho de 2004 realizou pós-doutorado na U.T, Canadá, com bolsa da CAPES. Em 2002 criou, juntamente com Maria Célia Marcondes de Moraes, o grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação que conta atualmente com pesquisadores da UNESP, UFSC, UFSCar, UFPR, UFES, UEM e UDESC. É autor de livros, capítulos de livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2006-04-30

Como Citar

Duarte, N. (2006). A Pesquisa e a formação de intelectuais críticos na Pós-graduação em Educação. Perspectiva, 24(1), 89–110. https://doi.org/10.5007/%x