A teoria da atividade como uma abordagem para a pesquisa em educação

Autores

  • Newton Duarte UNESP - Araraquara - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa teórica cujo objetivo é analisar a teoria da atividade como uma abordagem em potencial para a pesquisa em educação. Essa análise teórica é realizada por meio de três tipos de estudo: 1) o dos trabalhos já clássicos de Leontiev, sendo analisadas também as relações entre esses trabalhos e os dos demais integrantes dessa escola da psicologia soviética como Vigotski, Luria, Elkonin, Davidov e outros; 2) o estudo dos fundamentos filosóficos da teoria da atividade, com ênfase nos trabalhos do filósofo marxista Ilyenkov; 3) o estudo de pesquisadores contemporâneos que trabalham com a teoria da atividade.

Biografia do Autor

Newton Duarte, UNESP - Araraquara - SP

Graduou-se em Pedagogia pela UFSCAR em 1985, tendo obtido o grau de Mestre em Educação pela mesma em 1987. Defendeu sua tese de doutorado na UNICAMP, em 1992. Em 1988 ingressou como docente na UNESP, campus de Marília, tendo transferido-se em 1989 para o campus de Araraquara onde atua até a presente data como livre-docente em psicologia da educação. De agosto de 2003 a junho de 2004 realizou pós-doutorado na U.T, Canadá, com bolsa da CAPES. Em 2002 criou, juntamente com Maria Célia Marcondes de Moraes, o grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação que conta atualmente com pesquisadores da UNESP, UFSC, UFSCar, UFPR, UFES, UEM e UDESC. É autor de livros, capítulos de livros e artigos, publicados no Brasil e no exterior.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Como Citar

Duarte, N. (2003). A teoria da atividade como uma abordagem para a pesquisa em educação. Perspectiva, 21(2), 279–301. https://doi.org/10.5007/%x