A formação inicial de professores e a inserção em contextos escolares: um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p323Resumo
Sob a perspectiva de que a profissão docente é construída ao longo da vida e de que a formação inicial se mostra como momento singular neste processo, o estudo procura revelar a representatividade da temática formação inicial de professores vinculada às experiências de ensino-em-contexto em pesquisas brasileiras. Para isso, foram tomadas como objeto de estudo bibliométrico as 3.468 teses, defendidas em programas de Pós-Graduação em Educação, catalogadas numa base do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens – UFSCar). A pesquisa bibliométrica revela que a formação inicial, mediada por vivências em contextos escolares, está presente em 11 teses de um total de 3.468 pesquisas. As análises indicam que, apesar de haver estudos relevantes para a área, a formação em contexto, marcada por experiências que vão além das Práticas de Ensino e dos Estágios Supervisionados, não está inserida no cenário acadêmico de modo representativo. Dentre algumas contribuições importantes para a linha de formação docente, o estudo indicou também que as pesquisas versam sobre programas formativos institucionais e que em nenhuma delas foi possível identificar a criação de um espaço formativo, caracterizado também enquanto intervenção da pesquisa, o que sugere uma possível carência de construção, implementação e análise de novos programas, como de espaços formativos concebidos sob a perspectiva híbrida ou virtual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional