Teletrabalho docente na cultura digital: reflexões sobre as fronteiras entre a vida profissional e privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97399

Palavras-chave:

Cultura digital, Docência, Teletrabalho

Resumo

Propôs-se investigar as transformações do trabalho docente na sociedade grafocêntrica digital do século XXI. O uso intensivo das TDIC e de dispositivos portáteis de telecomunicação modificou a vida em sociedade, repercutindo sobre o exercício laboral. Objetivou-se responder a seguinte questão de pesquisa: a infraestrutura capitalista influencia as normas jurídicas e determina a invasão de períodos de não trabalho pelo teletrabalho? Quanto à metodologia, tratou-se de pesquisa qualiquantitativa, baseada em revisão geral de literatura, em autores como Amado (2018), Braverman (1981), Castells (1999 e 2003), Mill e Fidalgo (2009), Mill e Jorge (2018), e Souto Maior (2003), análise documental da legislação brasileira, no Direito Comparado e Direito Internacional dos Direitos Humanos e em dados coletados por meio de pesquisa de campo (questionário e entrevistas semiestruturadas). Como resultados, observou-se a influência da infraestrutura capitalista na precarização de direitos, recomendando-se a inclusão do direito à desconexão na legislação brasileira, bem como com a conscientização da classe em favor da luta por melhores condições de trabalho.

Biografia do Autor

Ricardo Nascimento de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2022), SP, Brasil. Procurador do Município (desde 2013). Ex-Advogado Público da Sabesp (2011-2013). Advogado (1997). Especialista em Direito da Seguridade Social (2017). Bacharel em Direito, com distinção, pela Faculdade de Direito de Franca - FDF (1996). Graduado em Licenciatura em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2018). 

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos

Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, SP, Brasil, com formação e expertise em Educação a Distância e integração de tecnologias no ensino-aprendizagem. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, MG, Brasil. Pós-doutorados pelas Universidade de Coimbra e Universidade Aberta de Portugal. Desde 2007, é líder-fundador do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e também já atuou por vários anos no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Como pesquisador, tem particular interesse pela interseção entre as temáticas: Educação, Tecnologias e Linguagens; com especial atenção aos temas aprendizagem significativa, gestão, trabalho docente, cognição, educação a distância, metodologias ativas, entre outros assuntos correlatos. Google Acadêmico: https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=AMIO0c8AAAAJ ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8336-3645 ResearcherID: C-7838-2012 Grupo Horizonte: www.grupohorizonte.ufscar.br Curso EduTec: http://edutec.ead.ufscar.br CIET: https://ciet.ufscar.br

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Publicado

2024-09-10

Como Citar

Oliveira, R. N. de, & Mill, D. (2024). Teletrabalho docente na cultura digital: reflexões sobre as fronteiras entre a vida profissional e privada. Perspectiva, 42(2), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e97399

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua