Robótica pedagógica livre: sobre inclusão sócio-digital e democratização do conhecimento

Autores

  • Daniel Mill UEMG -Belo Horizonte -MG
  • Danilo César UFB - Salvador - Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p217

Resumo

Neste trabalho, propomos o desenvolvimento de um ambiente educacional dinâmico baseado no uso da robótica como tecnologia de aprendizagem disciplinar. Este texto explora a relação entre softwares livres, sucatas e educação, buscando articular propostas de softwares livres com o processo de construção do conhe-

cimento e com princípios de inclusão social. Desenvolver atividades pedagógicas a partir de sucatas e da abertura do código-fonte de programas de computador constituiu uma rica possibilidade de “democratização” do acesso aos bens culturais e tecnológicos, bem do como ao conhecimento.

Biografia do Autor

Daniel Mill, UEMG -Belo Horizonte -MG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (com estágio de doutorado pelas Universidades de Paris VIII e Paris X). Suas pesquisas de doutorado (2006) e de mestrado (2002) tiveram como foco o tema trabalho, educação e tecnologia e foram desenvolvidas no âmbito da educação a distância (EaD). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e especialização (pós-graduação lato-sensu ) em Informática na Educação (UFLA) e em Didática (FAFICIL-PRONAFOR)

Danilo César, UFB - Salvador - Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Projeto Ro-
bótica Livre Escola Municipal Caio Líbano Soares. Analista da Empresa de Informática
e Informação do Município de Belo Horizonte (PRODABEL) - Minas Gerais.

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Publicado

2010-04-30

Como Citar

Mill, D., & César, D. (2010). Robótica pedagógica livre: sobre inclusão sócio-digital e democratização do conhecimento. Perspectiva, 27(1), 217–248. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p217

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua