Robótica pedagógica libre: sobre inclusión socio-digital y democratización del conocimiento
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p217Resumen
Proponemos en este texto el desarrollo de un ambiente dinámico basado en el uso de la robótica como tecnología de aprendizaje disciplinar. Este trabajo explora la relación de softwares libres,
material descartable y educación, buscando articular propuestas de software libres con el proceso de construcción del conocimiento y con el principio de inclusión social. Desarrollar actividades pedagógicas a partir de los materiales descartables y de la abertura del código-fuente de programas de computador constituyó una rica oportunidad de “democratización” del acceso a los bienes culturales y tecnológicos, como también al conocimiento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.