Juventude, trabalho e escola em territórios de precaridade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1296

Resumo

Este artigo aborda a relação entre os jovens, o trabalho e a escola a partir dos dados de uma pesquisa sobre juventude e escolarização desenvolvida entre 2014 e 2016, em 10 escolas públicas localizadas nas imediações dos territórios do maciço do Morro da Cruz (Florianópolis, SC), região geopoliticamente segregada e periférica, embora situada no centro da cidade. Os dados são recolhidos por meio de estudos bibliográficos, análise de documentos, aplicação de questionários e grupos focais. As análises produzidas até agora evidenciam que o trabalho é central na vida dos jovens pesquisados tanto por fortalecer a relação com a escola, tendo em vista as projeções profissionais e de vida, quanto por, dialeticamente, competir com tempo de estudos fora do espaço escolar e ser um elemento determinante da fragilidade e do afastamento dos estudos.

Biografia do Autor

Luciana Pedrosa Marcassa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Centro de Ciências da Educação.

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Metodologia de
Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Soraya Franzoni Conde, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Centro de Ciências da Educação.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Estudos
Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

Marcassa, L. P., & Conde, S. F. (2017). Juventude, trabalho e escola em territórios de precaridade social. Perspectiva, 35(4), 1296–1313. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1296