Juventude, trabalho e escola em territórios de precaridade social
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1296Resumo
Este artigo aborda a relação entre os jovens, o trabalho e a escola a partir dos dados de uma pesquisa sobre juventude e escolarização desenvolvida entre 2014 e 2016, em 10 escolas públicas localizadas nas imediações dos territórios do maciço do Morro da Cruz (Florianópolis, SC), região geopoliticamente segregada e periférica, embora situada no centro da cidade. Os dados são recolhidos por meio de estudos bibliográficos, análise de documentos, aplicação de questionários e grupos focais. As análises produzidas até agora evidenciam que o trabalho é central na vida dos jovens pesquisados tanto por fortalecer a relação com a escola, tendo em vista as projeções profissionais e de vida, quanto por, dialeticamente, competir com tempo de estudos fora do espaço escolar e ser um elemento determinante da fragilidade e do afastamento dos estudos.
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Copyright (c) 2018 Luciana Pedrosa Marcassa, Soraya Franzoni Conde

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